Crimes

Os irmãos do inferno: a história dos Leite, a família de assassinos que aterrorizou o norte de Minas nos anos 80

Conhecidos como assassinos temidos e sanguinários, os irmãos Leite aterrorizaram o Vale do Mucuri, região localizada entre Minas Gerais e Bahia. A família formada por quatro irmãos ingressou no mundo do crime e fez da bala a principal forma de lidar com desafetos e conseguir o que queria. Adélcio, Zé Leite, Alírio e Toninho eram famosos em Santa Maria do Suaçuí e tinham em seu currículo diversos crimes, muitos deles envolvendo a morte de pistoleiros que eles mesmos contratavam e davam fim quando já não precisavam mais dos seus serviços.
Atuando como pistoleiros, eles agiam em cidades como Governador Valadares, Diamantina, Teófilo Otoni, Capelinha, Água Boa e Malacacheta, sendo que a última cidade foi palco da pior chacina que eles praticaram.
Em 1974, eles foram responsáveis pelo assassinato do ex-deputado estadual Wander Campos. O político tinha relações com uma mulher que afirmava ter tido seu pai assassinado pelos Leite. Em uma audiência, ele teria afirmado no fórum que os irmãos eram “cagões e ladrões de terras”, o que fez com os ânimos entre eles se acirrassem.
Em uma emboscada, Campos foi abordado por Adélcio, Alírio e pelo pistoleiro Zé Pretim, sem chance de defesa, ele foi morto pelo trio.
Os irmãos Leite contavam com o apoio de militares, assim, conseguiam se safar dos seus crimes. Em troca da proteção, eles recebiam uma lista de quem deveria morrer.
Um de seus alvos era o fazendeiro Galileu Vidal de Oliveira, que vivia em Governador Valadares. Os irmãos, porém, tinham um acordo de que não executariam ninguém naquela região. Desse modo, marcaram um almoço de paz com a vítima na cidade de Capelinha. Ao chegar ao local, ele foi assassinado com 29 tiros.
O crime mais terrível que o quarteto praticou, porém, foi a “Chacina de Malacacheta”, momento em que mataram nove membros de uma mesma família por causa de uma disputa de terras.
Era fevereiro de 1990, Toninho Leite tinha arrendado a Fazenda Palmital do Córrego Novo, em Malacacheta. Entretanto, Joel Moreira Cordeiro, conhecido como Jó, pretendia assumir a administração daquelas terras que pertenciam à sua amante.
Toninho, no entanto, não tinha intenção de abrir mão das terras. Assim, um conflito teve início e os irmãos Leite mataram toda a família de Jó.
Segundo a polícia, os quatro irmãos foram responsáveis por mais de 40 assassinatos, já os moradores da região dizem que eles executaram mais de 100 pessoas. A maior parte dos crimes tinha como motivação não só a eliminação de desafetos, mas a apropriação dos bens das vítimas.
A partir da chacina de Malacacheta, os irmãos Leite passaram a ser perseguidos pelos remanescentes da família Cordeiro, que se articulavam para que a chacina fosse punida. Os Cordeiros chegaram a enviar cartas ao Presidente da República, cobrando uma punição para os crimes. Paralelamente a isso, os desafetos dos irmãos buscavam formas de executá-los.
Em abril de 1990, Toninho Leite foi morto com mais de 40 tiros. Em novembro de 1991, Helenísio Nunes Leite, filho de Adélcio, foi assassinado por um vaqueiro.
Zé Leite e Adélcio foram presos em outubro de 1990. Em junho de 1993, Adélcio fugiu do Departamento de Investigações, sendo preso novamente em uma fazenda do interior do Pará, após uma intensa ação policial.
Em 1999, Alírio Leite foi preso no município de Vassouras e condenado a uma pena de 126 anos em regime fechado.
Adélcio Leite foi condenado a 229 anos de prisão por ser o mandante da chacina de Malacacheta. Ele cumpriu 18 anos e recebeu um indulto em 2013. No dia 17 de julho de 2020, ao sair de uma barbearia em Belo Horizonte, ele foi assassinado por dois homens que estavam em uma HB20 preta. Adélcio até tentou sacar uma arma para se defender, mas não teve tempo de reagir. A polícia não identificou os criminosos, mas não faltavam interessados em sua morte, pois, ao longo de sua vida, ele acumulou uma longa lista de inimigos e de pessoas que desejavam vingar aqueles que ele executou.

Referências:
https://diariodigitalcapixaba.com.br/noticia/1500/a-saga-dos-irmaos-leite-e-a-chacina-no-vale-do-mucuri
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/07/17/interna_gerais,1168000/um-dos-mandantes-da-chacina-de-malacacheta-e-assassinado-em-lagoa-sant.shtml#:~:text=Um%20dos%20crimes%20mais%20famosos,terras%2C%20em%20fevereiro%20de%201990.
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/07/18/interna_gerais,1168159/cenas-de-filme-conheca-historia-adelcio-leite-chacina-malacacheta.shtml

Please follow and like us: