A rápida trajetória e trágica morte de Martha Mansfield, grande promessa do cinema, e primeira atriz a morrer em um set de Hollywood

Martha nasceu no final do século XIX, em Nova York. Na época, o cinema ainda estava engatinhando. Durante a juventude, seu talento e beleza a levaram para os espetáculos da Broadway, local em que passou a se destacar, alcançando protagonismo em pelo menos 5 montagens de peças famosas.

Convencida a entrar para o mundo da sétima arte, Martha assinou contrato com a Fox para a produção de três filmes, entre eles, a adaptação de “O Médico e o Monstro”, que elevou Martha
como uma estrela em ascensão. Muitos passaram a apostar que, provavelmente, ela seria a primeira grande atriz de Hollywood.

The Warrens of Virginia (1924) - IMDb

Em 1923, Martha inicia as filmagens do filme “The Warrens of Virgínia”, um drama que se passava durante a Guerra Civil americana.

Já no final das gravações, faltando apenas três cenas para o término, o diretor resolveu filmar por 14 horas seguidas, tentando não estourar o orçamento. Cansada, Martha concretizou o trabalho e foi descansar dentro de um carro disponibilizado pela produção, já que a cena ocorria em um lugar ermo do Texas. Ainda vestida com o figurino, um enorme vestido decorado com véu extremamente inflamável, a atriz ardeu em chamas dentro do veículo. As investigações apontaram que alguém acendeu um cigarro dentro do carro e jogou o fósforo no chão, causando o incêndio. Pela quantidade de roupas, a atriz não conseguiu se livrar das graves queimaduras e foi a óbito.

Between the Railroad and the Riverwalk: Ziegfeld Girl Burns to Death in  Brackenridge Park, Thanksgiving 1923


Como as gravações do filme já haviam terminado, a Fox resolveu lançá-lo, mas ele foi um fracasso de bilheteria. A população norte-americana considerou o filme amaldiçoado e a bela e talentosa atriz de 24 anos se apagou em chamas, após um tremendo descuido no local de trabalho.
A morte da atriz impactou muitos atores e houve mobilização para a formação e o fortalecimento de medidas de segurança em sets de filmagens. A pessoa que acendeu o cigarro nunca foi identificada.

Referências

https://www.tcm.com/tcmdb/person/337957%7C107811/Martha-Mansfield/#overview

https://www.ancestry.com.au/genealogy/records/martha-ann-mansfield-24-26vj0p2

https://silent-hall-of-fame.org/index.php/our-stars/stars-l-p/martha-mansfield

Please follow and like us: