A aliança entre escravagistas e governo brasileiro que deu origem à expressão “para inglês ver”

Segundo o dicionário Houaiss, a expressão “para inglês ver” pode ser definida como “algo feito para alimentar aparência, sem validade”.

Esse tipo de expressão é usado em abundância no Brasil, para expressar a inutilidade de certas medidas tomadas por nossos governantes. A política brasileira parece ter se configurado assim ao longo dos anos.

Há várias teorias para a origem da expressão. Linguistas, historiadores e filólogos trataram da questão. Gilberto Freyre abordou o tema em sua obra, porém, acredita-se que a história que mais popularizou o termo foi descrita no livro “A língua nacional”, de João Ribeiro.

Ribeiro conta que, de meados para o final do século XIX, a Inglaterra, maior império do período e potência industrial, procurava de toda forma abolir a escravidão em outros países. O interesse era em relação a questões econômicas. A ideia dos ingleses era aumentar o mercado consumidor e implantar a mão de obra assalariada nos países que eles influenciavam.

Em determinado período, os ingleses passaram a expedir leis para conter o tráfico negreiro de escravizados no Atlântico.

Os políticos ingleses e responsáveis pelas reações internacionais passaram a pressionar o governo brasileiro, já que o Brasil era o maior importador de escravizados do mundo.

Pressionado por escravagistas de um lado e pela poderosa frota marinha inglesa do outro, o governo brasileiro resolveu tomar uma decisão.

A Marinha brasileira mandou navios de guerra para os portos das principais capitais, mas com ordem para fazerem vista grossa aos navios negreiros. O tráfico e o número de escravizados continuava aumentando, mesmo com o governo “combatendo” a prática, até que ela foi descoberta pelos ingleses.

O governo inglês aumentou o número de navios na costa brasileira, acabando com a festa dos escravagistas.

A expressão “para inglês ver”, então, foi popularizada após ser adotada por jornais da época.

E hoje podemos ver essas ações por aí, especialmente através do populismo que assola o país há dezenas de anos. Boa parte das ações políticas atuais, são, com toda certeza “para inglês ver”.

Acesse o link abaixo e se cadastre no Kindle, e tenha milhares de e-book na palma da sua mão
Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TUgiG

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TtM0z

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/32QsSBV

Referências:

https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/como-nasceu-a-expressao-para-ingles-ver/

https://super.abril.com.br/historia/como-surgiu-a-expressao-2/

https://www.unicamp.br/unicamp/clipping/2018/06/19/como-surgiu-expressao-para-ingles-ver

Please follow and like us: