Biografias

Conheça a trajetória de Isaac Newton, um dos maiores cientistas da história da humanidade

Seu legado influenciou gerações de cientistas e contribuiu para o estabelecimento da ciência como principal legitimadora e criadora de modelos explicativos.

Se você está lendo esses escritos, certamente já ouviu falar sobre Newton e suas leis. Praticamente todas as pessoas que viveram o processo de escolarização passaram obrigatoriamente pelo nome e descobertas desse homem.
Newton foi registrado em 25 de dezembro de 1642 (4 de janeiro de 1643, no calendário Gregoriano, na época, o usado era o Juliano). De uma família com posses rurais, o pequeno gênio não conheceu o pai. Sua mãe, o criou até o fim da infância, quando se casou novamente. Newton não se deu bem com o novo padrasto e foi morar com a avó, em suas biografias foram relatadas discussões que o gênio teve com sua mãe sobre o novo casamento, ele chegou a ameaçar colocar fogo em casa com os dois dentro.

Na juventude, antes dos 18 anos, Newton estudou na The Kings’s School e ingressou na Universidade de Cambridge, onde teve os primeiros contatos com cientistas e filósofos, grupo do qual faria parte tão brilhantemente.
A vida economicamente estável e a personalidade antissocial do Newton permitiram que ele se dedicasse aos estudos na área de matemática, física, astronomia, filosofia, teologia, alquimia, entre outras.
Seus estudos, movidos à base de muita inteligência, perspicácia, esforço e genialidade, alteraram significativamente a história da humanidade e impulsionaram as áreas das ciências naturais, principalmente física mecânica, de uma forma nunca antes vista pelo universo acadêmico.
Isaac, o gênio, contribuiu para o aperfeiçoamento do método científico e publicou modelos explicativos como a Lei da gravitação universal, as famosas três leis de Newton , cálculos que reforçavam a ideia do Heliocentrismo, da esfericidade do planeta Terra, criação do primeiro telescópio refletor, formulou uma lei empírica de resfriamento e estudou a velocidade do som, contribuiu com o cálculo infinitesimal, com a criação do teorema binomial, entre outras contribuições e façanhas fantásticas. Para quem, como o adm da página, não entende muita coisa da área, pense que todos esses cálculos e descobertas possibilitaram a criação do carro que está na sua garagem, a construção do prédio em que você reside, ou o lançamento e funcionamento do satélite que emite o sinal da sua tv. Também fundamentou boa parte do repertório do seu querido professor de física.

Newton é uma das figuras mais conhecidas e importantes da nossa história, não falaremos de sua morte, pois gênios como ele não morrem, sua obra ecoa ao longo dos séculos e seus princípios e estudos estão por todas as partes.
Atualmente, podemos observar pessoas chamando essa figura de impostor e desqualificando partes importantes de suas descobertas, como o caso de pessoas que negam a gravidade a esfericidade da terra e o Heliocentrismo.

Haja paciência para o momento em que vivemos!

Referências