O Partido dos Panteras Negras foi uma organização política e social criada em 1966 com a finalidade de enaltecer a raça negra e combater as arbitrariedades e o racismo praticados pela sociedade e instituições dos Estados Unidos. Além de combater práticas racistas, através de publicações em jornais e protestos nas ruas. A organização, de orientação marxista, construiu escolas, com objetivo de ensinar sobre a cultura e representação negra, distribuía milhares de refeições por dia nos guetos americanos, entre elas o “breakfast black(café da manhã negro)” , para crianças negras que não se alimentavam direito durante o dia. O partido era ligado umbilicalmente ao movimento feminista, militantes famosas como Angela Davis começaram sua vida política dentro da organização. Além dessas funções, a organização patrulhava os guetos vigiando o tratamento que a polícia dispensava aos pobres e negros.
Os confrontos entre os Panteras Negras e a polícia, nos anos de 1960 e nos anos de 1970, resultaram em vários tiroteios na Califórnia, em Nova Iorque e em Chicago. Um desses confrontos resultou na prisão de Huey Newton, fundador do partido, por ter matado um policial. O FBI declarou guerra aos Panteras Negras, perseguindo, prendendo e assassinando membros importantes da organização. O que desembocou no enfraquecimento e decorrente fim, em 1982.
Há relatos que as instituições americanas fizeram vistas grossas à entrada do crack nos guetos americanos, visando enfraquecer a organização dos Panteras Negras e causar caos na comunidade black.
O movimento dos Panteras Negras foi importantíssimo para a história da luta contra o racismo nos Estados Unidos, criou moda e tendências através da valorização da beleza negra, e até hoje é lembrado por parte importante da comunidade americana. Seu legado poderoso criou símbolos poderosos usados até hoje nas trincheiras da luta contra o racismo em todo o mundo.
Referências:
O Partido dos Panteras Negras – Wanderson da Silva Chaves, in revista Topoi – acesso em (http://www.revistatopoi.org/topoi30/R30_04_359.pdf
MALCOLM X – Uma vida de reinvenções – Companhia das Letras 2011.
Newsweek – DOES BLACK LIVES MATTER PICK UP WHERE THE BLACK PANTHERS LEFT OFF? acesso in (http://www.newsweek.com/…/black-panthers-black-lives-matter…)
The Guardian – From Black Panthers to Black Lives Matter – in pictures – acesso in (https://www.theguardian.com/…/black-panthers-black-lives-ma…)
Wikipédia – Partido dos Panteras Negras – acesso in (https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_dos_Panteras_Negras)