A interessante história do Coquetel Molotov, uma das armas mais usadas na história do século XX.

No ano de 1939, em plena Segunda Guerra Mundial, a União Soviética invadiu a Finlândia. O poderoso Exército Vermelho colocou sua grande força contra a pequena, mas corajosa população finlandesa.

Sem poder combater os soviéticos de igual para igual, por conta da diferença de poder de fogo, os finlandeses recorreram a um tipo de bomba caseira, usada por brigadas da resistência antifranquista durante a Guerra Civil Espanhola, ocorrida alguns anos antes.

Em pouco tempo, as bombas começaram a ser usadas, com certa eficiência, contra os poderosos tanques soviéticos.

Uma rádio finlandesa noticiou que a propaganda soviética pregava que estava alimentando os finlandeses, enquanto, na verdade, jogavam bombas e atiravam em suas casas. Os soldados do pequeno país, então, apelidaram as bombas vermelhas de Cesto de Pães do Molotov, em referência ao Ministro das Relações Exteriores Russo, Viatcheslav Molotov.

Assim, as bombas improvisadas, feitas a partir de etanol, gasolina e alcatrão, com dois fósforos especiais, os quais serviam de pavio, receberam o nome de Coquetel Molotov.

Referências

https://www.google.com/amp/guiadoscuriosos.uol.com.br/curiosidades/variedades/medidas/dinheiro/brasil/estados/c/coquetel-molotov/a-invencao-do-coquetel-molotov/amp/

https://m.youtube.com/watch?v=T7IcmMbGw1Y

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/amp/noticias/reportagem/historia-coquetel-molotov.phtml

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Coquetel_molotov

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funciona-e-onde-surgiu-o-coquetel-molotov/amp/

https://br.rbth.com/arte/2016/03/19/quem-inventou-o-coquetel-molotov_576249

Please follow and like us: