Anteo Zamboni, o garoto que quase matou Mussolini

A história do garoto que virou símbolo da luta antifascista na Itália

Em 31 de outubro de 1926, Mussolini, que já era o homem mais poderoso da Itália como presidente do Partido Nacional Fascista, participou de uma cerimônia em Bologna. O evento marcava a inauguração do estádio “Il Littoriale”. Ao término da cerimônia, o “Duce” entrou em seu carro oficial conversível e se dirigiu até a estação de trem, onde pegaria o transporte de volta para Roma. Ovacionado por milhares de pessoas, Mussolini não esperava que seria vítima de uma tentativa de homicídio. Um garoto, de 15 anos de idade, portando uma pistola, atirou no ditador. A munição disparada ricocheteou e acertou o para-brisa do conversível. O garoto, que parecia inofensivo, passou despercebido pelos seguranças e ficou muito, muito perto do governante italiano. Jornais da época disseram que se ele tivesse dado dois disparos, Mussolini não estaria vivo.

O garoto antes e depois do Linchamento


O menino foi identificado por um agente da cavalaria (pai do cineasta Pier Paolo Pasolini) e foi linchado até a morte por uma horda de fascistas.
O atentado mal-sucedido serviu de justificativa para impor leis mais rígidas de punição e suspensão de direitos civis e criou uma aura ainda maior de “Messias” sobre a figura de Mussolini. Inclusive, o Papa PIO XI amaldiçoou o atentado e seu autor, legitimando a intervenção divina no evento.

Ainda hoje, não se sabe as causas do atentado. O garoto, que tomou mais de 20 facadas e muitos socos e pontapés, não teve tempo de explicar nada. Os pais de Zamboni foram presos e condenados a trinta anos de prisão, apenas por serem pais do garoto. Quando interrogados, não conseguiram dizer nada sobre o que levou o garoto a realizar o crime. O pai estava desesperado pelas ruas da cidade buscando notícias do filho, que já havia sumido de casa uns dias antes. A mãe declarou que o garoto nunca tinha esboçado opções políticas radicais.
Não se sabe até hoje o que tenha motivado Zamboni. Mas uma coisa é certa, sua imagem e feito foram usados posteriormente para dar força aos movimentos e tropas que libertaram a Itália do Fascismo.

Referências

https://www.ilfattoquotidiano.it/2016/10/31/bologna-90-anni-fa-il-fallito-attentato-di-anteo-zamboni-al-duce-e-linizio-della-dittatura/571936/amp/

https://www.infobae.com/america/historia-america/2018/12/07/anteo-zamboni-el-nino-que-disparo-y-casi-mata-a-benito-mussolini-y-no-duro-ni-un-minuto-y-medio/?outputType=amp-type

https://pt.findagrave.com/memorial/61501451/anteo-zamboni

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/11/20/italia-anteo-zamboni-o-menino-que-quase-matou-benito-mussolini/

Please follow and like us: