História do Mundo

Davi e Betsabá: o episódio de talaricagem e abuso de poder envolvendo o rei do Rei dos Judeus

O Rei dos Hebreus se envolveu com uma mulher casada, e usou do seu poder para mandar para a morte o cônjuge de sua pretendente. Após o ocorrido, muitas desgraças como: incesto, estupro e assassinato entre irmãos, ocorreram na casa do líder de Israel.

Após Davi começar a reinar sobre os Hebreus, o monarca encampou várias campanhas militares visando à recuperação da terra prometida.
Ao tomar o território para o povo Hebreu, Davi passou a reinar absoluto, com a aprovação de Deus.

Depois de anos no poder, o governante cometeu um sério erro: Em uma certa noite, quando estava no terraço de seu palácio, avistou uma linda mulher, o nome dela era Betsabá. Ao perguntar sobre ela, descobriu que era casada com um soldado chamado Urias, que se encontrava longe de casa, lutando pelo próprio Davi.

O Rei, que sabia ser errado possuir o que era do outro, se envolveu com Betsabá e, após noites juntos, engravidou-a.

Desesperado com o erro cometido, Davi procurou Joabe, o chefe de seu exército, e ordenou-lhe que enviasse Urias para a frente de batalha, deixando o marido de sua amante em posição que facilitasse sua morte. Com o fim trágico do marido, os dois poderiam ficar juntos.

Deus ficou irado com tais atitudes e enviou o profeta Natã para dar uma lição de moral em Davi. O profeta disse ao Rei que as coisas não seriam fáceis dali pra frente.
Davi não foi morto por castigo divino, mas as coisas passaram a desandar:

Primeiro o filho de Betsabá morreu. Depois, o primogênito de Davi estuprou e cometeu incesto com a própria irmã, o outro filho do Rei, furioso com o acontecimento, matou o irmão mais velho. A sucessão de desgraças só seria cessada com o nascimento de um novo filho do casal: Salomão, o homem mais sábio do velho testamento.

Referências:

https://www.jw.org/pt/publicacoes/biblia/biblia-de-estudo/livros/1-reis/1/#v11001001-v11001048

Samuel
13:1-39

Samuel
12:1-31

Reis
1:1-53

https://super.abril.com.br/historia/historia-de-betsaba/

http://www.osservatoreromano.va/pt/news/betsabe

Autor da Imagem – Vangelis Lopes

Please follow and like us: