História do Mundo

A História de Vivien Thomas: O médico negro que não pôde estudar, mas virou um dos maiores cirurgiões de sua época

Esse é Vivien Thomas, um dos principais nomes da história da cirurgia cardíaca. Mesmo com pouco estudo formal, e nunca tendo pisado num curso de medicina, Thomas foi decisivo para o desenvolvimento de instrumentos e tratamentos de doenças do coração. Ele se notabilizou por ser um dos desenvolvedores do tratamento cardíaco para a “síndrome do bebê azul”

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 92dd4bc0-bc33-43ca-ac90-f388045ef239-705x1024.jpg

Vivien era filho de pessoas escravizadas e até os 18 anos realizava trabalho de carpintaria. Nessa profissão, inventou vários instrumentos para o melhor corte da madeira. Após anos esculpindo madeira , arrumou um emprego de zelador no laboratório do Dr. Alfred Blalock, fez amizade com o médico e começou, nas horas de folga, a observar as experiências do chefe com a dissecação de corpos de animais. Em pouco tempo, Vivien estava auxiliando Dr Blalock em pequenas cirurgias e experiências laboratoriais, junto ao pesquisador criou instrumentos que proporcionavam melhores cortes, virou braço direito do chefe e começou a juntar dinheiro para cursar medicina. Durante a crise de 1929, viu o banco onde guardou toda sua poupança falir, Thomas ficou sem dinheiro.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Sem-titulo-1-11.png

Mas o brilho de Vivien tomou uma luz mais forte quando junto com o Dr Blalock realizou a primeira cirurgia em um paciente com “síndrome do bebê azul”, Vivien não pôde encostar no paciente durante a cirurgia, mas em cima de um banquinho, dava instruções para outros médicos participantes que ali operavam, o procedimento foi um sucesso. Em um período em que o coração era um órgão quase intocável pela medicina, a dupla conseguiu avanços significativos na cirurgia para a correção da Tetralogia de Fallot, que matava muitos bebês anualmente.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é e078994e-f4c2-46f2-b91c-a9689e411746.jpg

Após a morte de Blalock em 1964, Vivien permaneceu no hospital por mais 15 anos, ainda com registro de faxineiro.Somente em 1976, Vivien foi condecorado com um título de Doutor Honorário.

No entanto, por não possuir graduação em medicina, recebeu um título de Doutor em Direito. O Cirurgião também foi nomeado para o corpo docente da Johns Hopkins Medical School como Instrutor de Cirurgia. Por falta de condições econômicas, nunca se formou em medicina, mas se construiu como um dos principais nomes da história da cardiologia.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é thomas.jpg

Referências

https://medschool.vanderbilt.edu/mstp/person/vivien-t-tho

https://www.hopkinsmedicine.org/som/giving/vtfund.html

http://www.cpnas.org/aahp/biographies/vivien-thomas.html

Please follow and like us: