A história de irmã Dorothy, mulher que lutou a vida toda contra a pobreza e a exploração, e encontrou um triste destino no Brasil, a terra das desigualdades

Dorothy Mae Stang nasceu em Dayton, Ohio, Estados Unidos, em 1931. Filha de uma família pobre, Dorothy sempre frequentou a igreja com sua mãe. Aos 19 anos, realizou os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência. Desde muito nova, Stang se aproximou das causas dos mais pobres, fazendo serviço social e de apoio familiar em bairros pobres de seu Estado.

Formada freira, passou a fazer parte da Congregação das Irmãs de Notre Dame de Namur, instituição que a levaria até o Brasil, lugar que mudaria para sempre a sua história.

A missionária estava presente na Amazônia desde a década de setenta  atuando com os trabalhadores rurais da Região do Xingu. Sua atividade pastoral e missionária buscava a geração de emprego e renda com projetos de reflorestamento em áreas degradadas, junto aos pequenos agricultores da área da rodovia Transamazônica. Seu trabalho focava-se também na minimização dos conflitos fundiários na região.

Irmã Dorothy, como era conhecida, se tornou uma das principais vozes internacionais na luta contra os latifúndios e a destruição da floresta, emitia boletins mensais sobre a situação conflituosa na área amazônica paraense e pressionava o governo federal e órgãos internacionais para aumentar a fiscalização e punição aos desmatadores, principalmente dos madeireiros.

Foi assassinada com 6 tiros à queima roupa, a mando de um fazendeiro da região de Anapu, no Pará, em 2005.

A religiosa entrou na lista das pessoas assassinadas por questões fundiárias no país. Sua morte ecoou na mesma magnitude que o assassinato de Chico Mendes, no final dos anos 80.

Referências:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/02/ha-15-anos-missionaria-dorothy-stang-73-foi-assassinada-em-assentamento-no-para.shtml

https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,dorothy-stang-condenados-por-matar-missionaria-estao-fora-da-cadeia-15-anos-depois,70003195234

http://www.synod.va/content/sinodoamazonico/pt/testemunhos-da-amazonia/irma-dorothy.html

http://memorialdademocracia.com.br/card/assassinato-de-dorothy-stang-choca-o-pais

Please follow and like us: