A trágica história de Joseph Merrick, o “Homem Elefante”

Joseph Carey Merrick nasceu na Inglaterra em 1862. Conhecido como o “Homem Elefante”, ele sofria de uma doença que provocava o crescimento de seus ossos e tecidos. Suspeita-se que tivesse Síndrome de Proteus, entretanto, o diagnóstico nunca foi completamente fechado.

As primeiras mudanças em seu corpo começaram quando ele tinha cinco anos. Aos 12, Merrick perdeu a mãe e essa perda foi decisiva para o seu destino. Sua madrasta o maltratava e o pai o tratava com indiferença. Joseph sofria com as deformidades que iam tomando conta de seu corpo e com a relação tensa dentro de casa.

Sua madrasta o obrigava a vender objetos na rua, mas a sua aparência afastava os clientes e ele era vítima de constantes humilhações.

Sem conseguir emprego e vivendo diversas desavenças com a família, ele fugiu de casa e, em 1884, começou a se apresentar em um freak show, passando por diversas cidades inglesas.

As deformações físicas de Joseph fizeram com que fosse tratado como uma aberração. Sua cabeça media 91 cm, seu pulso direito, 30 cm, e um de seus dedos, 13 cm de circunferência. Quem o conhecia dizia que era um homem dotado de nobreza e sensibilidade, mas a sua aparência fazia com que fosse rejeitado pelas pessoas, que o viam apenas como um entretenimento de circo.

Em 1886, Merrick conheceu o médico Frederick Treves que, após uma intensa campanha, conseguiu um quarto para ele no Hospital de Londres. Ali, ele recebeu tratamento médico e foi tratado de forma humana, recebendo atenção e carinho e não sendo julgado por sua aparência.

No dia 11 de abril de 1890, aos 27 anos, foi encontrado morto em seu quarto. Acredita-se que ele tenha morrido asfixiado pelo peso da própria cabeça, depois de tentar deitar-se na cama.

Antes de morrer, Merrick doou seu corpo para a ciência. Assim, seu esqueleto foi preservado no Royal London Hospital. Em 2019, a escritora Jo Vigor-Mungovin, que estava produzindo uma biografia de Joseph, disse ter encontrado onde foi enterrado o tecido mole do corpo de Merrick. Segundo ela, ele estaria enterrado no Cemitério da Cidade de Londres.

A vida de Joseph Carey Merrick foi objeto de filmes, livros, peças de teatro. Em 1980, foi lançado o filme “O Homem Elefante”, dirigido por David Lynch, inspirado na história de Merrick. O filme fez bastante sucesso e, embora não registre fielmente os acontecimentos da vida de Merrick, tornou a sua história bastante conhecida.

Referências:

https://saocamilo-sp.br/assets/artigo/bioethikos/85/201-211.pdf

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832008000200017

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-48182938

Please follow and like us: