Quem é Ded Moroz, o Papai Noel do Comunismo

Não era só nos países capitalistas que o bom velhinho presenteava os pequeninos que se comportavam

Ded Moroz é um personagem da mitologia eslava, uma espécie de deus do inverno. Seu nome, em tradução literal, significa “Vovô Gelo”. Considerado o Papai Noel Russo, ele tem várias casas espalhadas pela Rússia e presenteia crianças e adultos no Ano Novo. Sua propriedade principal fica na cidade russa de Veliky Ustyug, local que chega a receber 200 mil visitantes por ano.

Casado com Zima, que significa “inverno”, em russo, ele também conta com alguns ajudantes e sempre sai acompanhado de sua neta Snegurochka, que, segundo a mitologia russa, era uma garota de neve que ganhou vida.

Conforme o mito, Ded Moroz teria poderes mágicos, podendo estar em dois lugares ao mesmo tempo. Ele é um velhinho de longas barbas brancas, leva um bastão em sua mão e calça botas de inverno, veste um grande manto azul, às vezes branco ou vermelho, anda em um trenó puxado por três cavalos e deixa presentes na árvore de Ano Novo, no dia 1º de janeiro.

Após a Revolução Russa, em 1917, o personagem foi banido da tradição russa, pois consideravam que ele representava uma visão muito burguesa, que não era condizente com a ideologia defendida.

Anos mais tarde, Stalin resgatou a tradição do Ded Moroz, mas ele deveria trazer presentes apenas no Ano Novo, já que não era permitida a celebração do Natal na União Soviética. Além disso, deveria ser caracterizado com vestes azuis para não ser confundido com o Papai Noel, símbolo do capitalismo.

No regime comunista, o velhinho forte e vigoroso passa a simbolizar um espírito bom que inspira as crianças soviéticas, mostrando-lhes a importância da obediência e do bom comportamento.

Referências:

https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2018/07/falando-russo-papai-noel-usa-casaco-de-peles-e-treno-com-cavalos-na-russia.shtml

https://br.rbth.com/estilo-de-vida/83258-onde-vive-ded-moroz-papai-noel-russo

https://www.expresstorussia.com/experience-russia/the-legend-of-ded-moroz.html

 
Please follow and like us: