A curiosa história da foto escolar com a mesa arrumadinha
Essa foto de recordação escolar no inicío dos anos 80 mostra uma grande tradição introduzida nas escolas brasileiras nas primeiras décadas do século XX.
A composição é fruto de uma tradição da escola brasileira que conta com quase 100 anos. Geralmente o retrato servia para mostrar o civismo e simbolizava que a pessoa havia passado pelo sistema escolar, por isso o uniforme e artefatos comuns do ambiente escolar.
Por mais que prática tenha começado antes. Ela ficou famosa e foi usada como espécie de política de estado no período do Estado Novo (1937 a 1945), época em que o Brasil passava por uma Ditadura tendo como governante Getúlio Vargas.
O mote ideológico de Vargas era centrado em sua figura, no nacionalismo e no civismo através da escolarização. Foi nesse período que a escola pública vivenciou uma grande ampliação. E o cenário da fotografia passou a ser composto para mostrar, através de imagem, a importância de passar pelo processo escolar.
Durante os primeiros anos do ensino fundamental(1ª a 4ª série) os professores compunham um cenário que, geralmente era formado por livros, bandeira do Brasil e um globo terrestre.
Após ajeitar os objetos de cena, o aluno era colocado em frente a câmera segurando um lápis e uma fotografia era tirada, no final do ano letivo o estudante levava a imagem para a casa e o artigo tornava-se uma bela recordação dos tempos escolares. E da passagem pela escolarização formal. Que visava tornar crianças em cidadãos.
Acesse o link abaixo e se cadastre no Kindle, e tenha milhares de e-book na palma da sua mão
Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TUgiG
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TtM0z
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/32QsSBV
Pingback: Ache o “erro”! | Caetano de Campos