Insanidade militar: a bizarra história do macaco que foi enforcado por espionagem

Dizem que no começo do século XIX, durante as Guerras Napoleônicas, um macaco foi encontrado naufragado na costa de Hartlepool. A população local achava que se tratava de um espião francês e, por causa disso, o animal foi condenado à forca.

Naquele mesmo dia, antes de encontrarem o macaco, uma embarcação francesa tinha afundado naquela região. Desconfiados de que pudessem ser invasores franceses, os moradores de Hartlepool foram à praia e encontraram muitos destroços do navio e um macaco trajando uniforme militar francês.

Influenciados por propagandas que representavam os franceses como peludos, sujos, com garras e incapazes de falar algo em inglês, aquelas pessoas não tiveram dúvidas de que o macaco era um espião francês.Atendendo ao clamor do povo, os militares ingleses decidiram prender o macaco. Um julgamento foi realizado e, como ele foi incapaz de responder aos questionamentos que lhe foram feitos, ele foi enforcado, acusado de espionagem.

Até hoje não se sabe se essa história é real, mas a lenda segue firme e os moradores de Hartlepool são alvos de piadas em partidas de futebol, sendo chamados de “Monkey Hangers”, ou “Enforcadores de Macaco”.

Please follow and like us: