Curiosidades

Como Sobral, no Ceará, comprovou a teoria de Einstein e colocou o físico nas páginas da História

A Teoria da Relatividade Geral, composta pelo físico alemão, previa que a luz, ao passar nas proximidades de um intenso campo gravitacional de um corpo massivo, sofreria um desvio em sua trajetória.

A oportunidade de comprovar o modelo explicativo veio através das fotos de um eclipse, há exatamente 101 anos atrás.
A cidade escolhida para fotografar o fenômeno foi Sobral, no estado do Ceará.

Um grupo de conceituados cientistas ingleses se hospedou na pequena cidade cearense, junto a eles um outro grupo de físicos e colaboradores brasileiros forneceu toda a estrutura e maquinários tecnológicos que proporcionaram a melhor observação e registro do evento.

No momento que o eclipse atingiu seu ápice, os registros fotográficos foram realizados. E foi assim que o dia 29 de maio de 1919 entrou pra história como a data de comprovação de uma das teorias mais revolucionárias da história da ciência.

Depois daquele dia e após análises posteriores feitas pela comunidade acadêmica da época , comprovou-se o efeito previsto pelo físico alemão, e a partir daí, Einstein e sua teoria passaram a desfrutar de maior credibilidade, tornando-se cada vez mais reconhecidos e famosos.

Acesse o link abaixo e se cadastre no Kindle, e tenha milhares de e-book na palma da sua mão
Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TUgiG

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TtM0z

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/32QsSBV

Informamos que os preços e a quantidade de produtos disponíveis referem-se à data em que o artigo foi publicado. Ao disponibilizar esses links, a Iconografia da História pode receber uma porcentagem sobre as vendas ou alguma outra compensação.    

Referências:

https://revistagalileu.globo.com/amp/Revista/noticia/2019/05/eclipse-de-sobral-ha-100-anos-evento-comprovava-teoria-de-einstein.html

https://super.abril.com.br/ciencia/o-eclipse-de-sobral-como-a-teoria-da-relatividade-foi-comprovada-no-ceara/amp/

https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,ha-100-anos-sobral-pos-einstein-na-historia,70002843589.amp

https://www.hypeness.com.br/2019/05/como-sobral-no-ceara-ajudou-a-comprovar-a-teoria-da-relatividade-de-albert-einstein/

Please follow and like us: