História do Brasil

A curiosa história da Rocinha, a maior favela do Brasil

Todo brasileiro já ouviu falar da Favela da Rocinha, a comunidade é considerada a maior e mais famosa favela do país. Com seus quase 100 mil habitantes e uma vida econômica intensa.

Rocinha é maior que a maioria dos municípios brasileiros. Localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, a comunidade fica entre os bairros da Gávea, São Conrado e Vidigal.

Sua história tem início com uma roça tocada por portugueses e espanhóis. Os proprietários estrangeiros passaram a plantar hortaliças no alto da Gávea e a vendê-las por toda a cidade. Os produtos, de excelente qualidade, ficaram conhecidos como verduras e legumes da “Rocinha”.

As chácaras, onde eram plantadas as hortaliças, eram rodeadas por terrenos públicos. Com a fama de boa terra para plantio, inúmeras famílias foram buscar o sustento adentrando o matagal das proximidades da Rocinha de hortaliças. Esse movimento se intensifica nos anos 40 e 50.

A partir de um surto de febre amarela, o governo envia homens e estrutura para o local, para que a doença não chegasse forte ao sul rico do município. Nos anos 60 e 70, a migração nordestina na cidade, que aumentou devido à construção do túnel Rebouças e Dois Irmãos (atual túnel Zuzu Angel), terminou por inflar ainda mais a quantidade de habitantes nos arredores da Rocinha. Nessa época, a quantidade de moradias e pessoas já configurava o local como uma grande favela.

No período conhecido como Milagre Econômico, no qual houve um boom de empregos no país, a Zona Sul oferecia as melhores e maiores oportunidades. O local mais barato para morar na região era a Rocinha. O fato impulsionou ainda mais o povoamento do local e, de uma vez por todas, o bairro virou a maior favela do Brasil e uma das maiores do mundo.

Acesse o link abaixo e se cadastre no Kindle, e tenha milhares de e-book na palma da sua mão
Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TUgiG

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TtM0z

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/32QsSBV

Please follow and like us: