As origens do Saci Pererê: personagem mais conhecido do folclore brasileiro

Saci é um personagem bastante conhecido do folclore brasileiro. Tem sua origem presumida entre os indígenas da região das Missões, no Sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território nacional.

O Saci é uma figura tipicamente brasileira, suas características são construídas a partir da miscigenação dos usos e costumes dos negros, brancos e indígenas. O pito, usado pelo personagem, é uma herança africana, enquanto seu nome é indígena e seu gorro, tipicamente europeu. Ele teria perdido a perna jogando capoeira.

Considerada uma figura brincalhona, o Saci se diverte com os animais e pessoas, fazendo pequenas travessuras que criam dificuldades domésticas. A história conta que ele gosta de assustar viajantes noturnos com seus assovios – bastante agudos e impossíveis de serem localizados.

O Saci também é considerado um grande conhecedor de ervas medicinais. Sua figura é bastante importante na história oral brasileira, sendo usada, nas áreas rurais, como explicação para fenômenos desconhecidos da natureza e como forma de assustar a crianças.

Referências:

CASCUDO, Luís da Câmara, Dicionário do Folclore Brasileiro, verbete Saci.
PAIVA, Flávio. A música e a perna do Saci

Please follow and like us: