Curiosidades

Conheça Jesus Malverde, o santo protetor do cartéis mexicanos.

Conhecido como “Robin Hood de Sinaloa” e “narco-santo”, Malverde tem uma legião de seguidores, dentre eles, os homens mais perigosos e sanguinários do país.

Jesus Malverde supostamente nasceu e viveu no estado de Sinaloa (sua existência não é comprovada), durante o final do século XIX e início do XX, no ápice da ditadura de Porfírio Dias. No período, o México era um país no qual 90% da população vivia na mais completa miséria. Foi nesse ambiente que os pais de Jesus morreram de fome e o garoto, que ficou sozinho no mundo, resolveu tomar dinheiro dos ricos e dividir com os pobres. O sobrenome “Malverde” é composição entre ruindade e a cor verde, que, na época, no México, era vinculada a infortúnio. Segundo consta nas histórias sobre esse personagem, os ricos morriam de medo de serem atacados pelo bandido. O governador de Sinaloa, na época, ofereceu recompensas grandiosas para quem entregasse a cabeça de Malverde que, segundo a lenda, foi morto por um parceiro, em um ato de traição.

A trajetória do santo se assemelha com as histórias de milhares de mexicanos, dentre eles, os que tentam ou conseguem fazer carreira no plantio e tráfico de drogas.

Durante os anos 80 e 90, quando aumentou o poderio dos Cartéis de Droga no país, os narcotraficantes passaram a construir mausoléus, templos, estátuas e render homenagem aos santos. Em alguns cemitérios, as covas próximas à estátua do santo são reservadas para chefes do narcotráfico.
Todos os anos, no dia dos mortos, as estátuas e mausoléus construídos em sua homenagem recebem joias, flores e até pacotes de dinheiro. Seu nome aparece em músicas e livros como Santo protetor do comércio ilegal de drogas. E todo traficante, membro de cartel ou narco-chefe de Sinaloa, deve, por tradição, ser devoto do “narco-santo”.

Referências

https://www.pbs.org/wgbh/pages/frontline/shows/drugs/business/malverde.html

https://piaui.folha.uol.com.br/materia/protegei-os-narcotraficantes/?amp

https://www.nucleodepesquisadosex-votos.org/jesus-malverde.html

https://www.mitologia.pt/a-lenda-de-jesus-malverde-santo-303138

Please follow and like us: