Fordlândia: o projeto frustrado de Ford no norte do país

Henry Ford, um dos maiores empresários da história do capitalismo, por ser produtor de automóveis, dependia muito do látex. Nos anos 20, o Brasil ainda era o maior extrator de seringa, matéria- prima da borracha.

Henry Ford, um homem que mudou o mundo | Best Cars
Henry Ford

Após a Primeira Guerra Mundial, Ford passou a ser um dos maiores empresários do mundo e sua fábrica aumentou a produção consideravelmente. O empresário, então, resolveu tentar cortar custos, dominando o processo de produção do látex de “cabo a rabo”. Como o norte do Brasil era o maior produtor da matéria-prima, a equipe de Ford entrou em contato com o governador do Pará na época, Dionísio Bentes, que convenceu a Assembleia legislativa a praticamente doar um espaço de terra de quase 600 quilômetros quadrados, às margens do rio tapajós. Em 1930, o projeto tem início e muitas situações desastrosas passam a acontecer.

Amazônia e o Ciclo da Borracha - Aleks Palitot
Extração da Seringa


Os engenheiros de Ford não eram especializados em agricultura em país tropical, o que fez com que não conseguissem sucesso em plantar seringueiras no local. Também era difícil a alimentação, pois os frutos da região não faziam parte da alimentação norte-americana e eles encontravam apenas na pesca onde tirar seu alimento, fazendo, então, a empresa optar pela importação de certos produtos como hambúrgueres e rosquinhas.

Além disso, havia a malária, doença terrível, que atacava os seringais. Mesmo contratando muitos brasileiros, os gerentes não sabiam tratar os trabalhadores. Em algumas situações, os chefes norte-americanos tiveram que se esconder no meio da floresta para não serem mortos pelos trabalhadores brasileiros.

Fordlândia: fábrica construída em plena Amazônia nos anos 1920 vira série  de Werner Herzog - Jornal O Globo
Ponto central da Fordlândia nos anos 80

A experiência, mesmo que desastrosa, durou 15 anos, sendo encerrada em 1945, quando a seringa foi substituída por derivados de petróleo na fabricação de pneus.
Fordlândia existe até hoje, ela é um distrito do município de Aveiro, conta com cerca de 1100 habitantes e muita história para contar.

Clique aqui e se inscreva em nosso canal do YouTube

Referências:

https://oglobo.globo.com/cultura/fordlandia-fabrica-construida-em-plena-amazonia-nos-anos-1920-vira-serie-de-werner-herzog-23797130

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46010638

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&id=1040:fordlandia

Please follow and like us: