O atentado do aeroporto dos Guararapes: O crime planejado pela direita, para endurecer o Regime Militar, em 1966

O polêmico e misterioso crime que terminou na morte de duas pessoas e teve como consequência o endurecimento da Ditadura Militar foi colocado, durante muitos anos, na conta de movimentos de esquerda. Os acusados pelo atentado diziam que a ação foi fruto de pessoas infiltradas que visavam endurecer o Regime.

O atentado ocorreu no dia 26 de julho de 1966, no Aeroporto dos Guararapes, em Recife, Pernambuco. Artur da Costa e Silva, então chefe do exército, viajava para o estado para participar de uma reunião da SUDENE.

Silva era acompanhado de uma grande comitiva. Um pouco antes de sua chegada, parte de sua comitiva e jornalistas aguardavam no hall do aeroporto.

Um guarda identificou uma maleta abandonada no saguão e levou o objeto até o balcão de despacho. Lá, a maleta, que continha uma bomba dentro, explodiu, matando o Secretário de Governo Pernambucano e um Marechal reformado. Outras bombas foram colocadas em sedes do movimento estudantil no mesmo dia.

O atentado comoveu a opinião pública e facilitou o endurecimento do Regime Militar, preparando terreno para os atos institucionais que ceifariam os direitos políticos dos brasileiros.

Estranhamente, nenhum grupo reivindicou a ação, mas, em pouquíssimo tempo, a polícia e o exército já tinham os acusados: eram participantes de movimentos estudantis de esquerda. Dentre eles, Ricardo Zaratini, que carregou a culpa nas costas durante anos até ser inocentado anos mais tarde.

Até hoje, o crime do Aeroporto dos Guararapes guarda um mistério sobre sua autoria, porém, não há dúvidas de que o atentado contribuiu intensamente para o endurecimento do regime e a criminalização da esquerda no país.

Referências:

https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3561?fbclid=IwAR0gLWuU0SAeaZbsS_iaIKEYDfLbY66SEHbH__p0T2O_WTmkP5S69vqMuGU

https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/09/06/atentado-a-bomba-matou-2-pessoas-no-aeroporto-do-recife-em-1966.amp.htm?fbclid=IwAR2tu6PHLW3JQ-LKvSpkHv2N4QVDsxEGtmQeyhvKf_Rx6vniSekK-N7K-EM

https://www.comissaodaverdade.pe.gov.br/index.php/br-an-bsb-vaz-091-0111-ok-aeroporto-pdf?fbclid=IwAR0k6mpRMcJIuOY9nd07XnWltYTW0yCh_bGtjmqTruBIhRll9Xnku_OditM

Please follow and like us: