Crimes

Leonardo Pareja, o criminoso que desafiou a polícia goiana

Existem alguns criminosos que entraram para a história pela ousadia dos seus crimes e pelo modo como desafiaram a polícia em suas ações. Leonardo Pareja é um desses. Entre os anos de 1995 e 1996, ele dominou os noticiários, primeiro por ficar durante mais de um mês fugindo da polícia de Goiânia e, depois, por suas ações dentro do presídio onde foi preso.

Leonardo cresceu praticando pequenos delitos, até que resolveu embarcar em ações mais ousadas, que pudessem render mais dinheiro. Assim, foi conquistando o respeito de outros criminosos e, ao mesmo tempo, ganhando fama em programas de TV, rádios e jornais, chegando a aparecer ao vivo durante a sua fuga.

Considerado galã, o jovem falava inglês e espanhol, tocava piano e dominava a área de programação de computadores. Embora levasse uma vida de um rapaz da classe média, foi no mundo do crime que encontrou a realização que procurava.

Em setembro de 1995, Pareja cometeu um assalto em um hotel de Feira de Santana, na Bahia. Para conseguir fugir ileso, ele sequestrou Fernanda Viana, uma adolescente de 16 anos. A garota era sobrinha de Antônio Carlos Magalhães, um dos políticos mais influentes do país na época. Assim, teve início uma longa perseguição ao criminoso e todos os holofotes da mídia se voltaram para as suas ações.

Ao falar sobre o caso, Leonardo Pareja dizia que deu sorte por sequestrar justamente a sobrinha de alguém que mandava na polícia, caso contrário, tanto ele quanto a jovem estariam mortos.

Três dias depois, ele libertou a refém e deu início a uma das maiores perseguições já registradas pela polícia daquela região. Ele cruzou três estados, até chegar em Goiânia, sua terra natal. Durante o trajeto, parou para dar entrevistas, distribuir autógrafos e anunciar os caminhos que percorreria.

Desafiar a polícia e ficar famoso eram dois dos objetivos de Leonardo. E ele conseguiu alcançar os dois. Mesmo dizendo publicamente em que cidade ia parar, o fugitivo conseguia escapar da polícia com carros roubados e seguir em seu percurso de deboche.

Depois de um mês de fuga, Pareja, finalmente, se entregou, após fornecer para uma repórter da Rede Globo a sua localização. O cárcere, porém, não colocaria fim à sua sede de desafiar as forças policiais. Em abril de 1996, ele se juntou a outros detentos para organizar uma rebelião na penitenciária de Aparecida de Goiânia. A rebelião durou sete dias e resultou na fuga de 43 presos.

Tendo como reféns o secretário de segurança pública de Goiânia e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Homero Sabino, Leonardo saiu do presídio levando o desembargador. Durante a fuga, transitou de carro pela cidade, parou em restaurantes para comprar bebida e cigarros e só foi detido quando tentou chegar em Brasília.

Durante a prisão, ele fez questão de deixar claro que se rendeu. Não admitia imaginar que pudesse ser pego pela polícia, a adrenalina da fuga e do desafio moviam as suas ações.

No dia 10 de dezembro de 1996, Leonardo Pareja foi morto com sete tiros disparados por cinco colegas de prisão. Segundo as autoridades, ele teria morrido porque delatou a existência de um túnel que seria usado para uma fuga. Há quem conteste essa versão e diga que ele foi executado a mando de autoridades do Estado.

Durante seu enterro, uma bandeira do Brasil foi colocada em cima de seu caixão. Uma legião de admiradores esteve presente, exaltando-o como um herói. A polícia exigiu a retirada da bandeira sob a alegação de que aquilo era uma apologia ao crime.

A sua vida foi contada em livros, podcasts e no documentário “Vida Bandida”, de Régis Faria. Sua mãe recebeu uma indenização do Estado pelo fato de sua morte ter ocorrido dentro do presídio. Recentemente, ela faleceu vítima de covid.

Leonardo Pareja segue sendo lembrado como o responsável por uma das maiores fugas já realizadas no Estado de Goiás.

Referências:

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/12/11/cotidiano/18.html

https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2021/06/21/antes-de-lazaro–leonardo-pareja-desafiou-policia-nos-fim-dos-anos-90.html

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2018/10/23/condenado-pela-morte-de-leonardo-pareja-e-assassinado-em-presidio-de-aparecida-de-goiania.ghtml

https://goias24horas.com.br/153070-mae-de-leonardo-pareja-morre-de-covid-19-em-aparecida-de-goiania/

Please follow and like us: