História do Mundo

O Demônio do Meio Dia: como a depressão era vista durante a Idade Média.

Os Historiadores denominam o período entre o Século V ao Século XV, da história Europeia , como Idade Média. Momento da história do continente onde se intensificaram os processos de ruralização e laços de Suserania, Vassalagem e Servidão, com grande influência da Igreja Católica Apostólica Romana nas relações cotidianas.

O homem medieval ficou conhecido por protagonizar momentos de grande efervescência religiosa junto a questionamentos sobre a existência de Deus. Principalmente em períodos de crises econômicas e epidêmicas.

Mesmo com toda a fé, muitas pessoas eram acometidas por um mal conhecido como “Acédia Melancólica” ou o Demônio do Meio-Dia. O sujeito que era vítima da enfermidade(considerada pecado), perdia a vitalidade, vontade de viver, passava os dias chorando, em uma tristeza forte, que o impedia de rezar e exercer as atividades cotidianas , tanto no trabalho quanto na igreja. Por conta da dor causada pela Acédia, o suicídio acabava se tornando algo comum entre os portadores da suposta doença( na época não era vista assim).
Essa situação, se tornou tão comum em alguns momentos, que chegou até a ser incluída, por muitos anos como pecado capital.

Na época, ainda não existia o conceito de psico, consciente, e ciência psiquiátrica, o que inviabilizava um diagnóstico patológico da Acédia. Mas historiadores acreditam que essa é uma enfermidade similar ao conceito depressão que conhecemos atualmente. Outro consenso entre historiadores é a contribuição desse período para criar no imaginário popular o preconceito contra os depressivos. Já que o sujeito em situação de Acédia Melancólica era considerado alguém preguiçoso e que se afastou de Deus.

Obs: durante muito tempo a palavra “Acédia” foi traduzida como Preguiça. Prática que não é mais adotada pelos tradutores.

Imagem: Melancolia de Saturno

Acesse o link abaixo e se cadastre no Kindle, e tenha milhares de e-book na palma da sua mão
Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TUgiG

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TtM0z

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/32QsSBV

Referências:

http://www.hottopos.com/videtur28/ljacidia.htm

http://permanencia.org.br/drupal/node/1780

https://saopauloicc.org/acedia-o-pecado-esquecido/

https://www.google.com/…/historia-da-depressaono…/ampl

O Demônio do Meio Dia – Andrew Solomon

Please follow and like us: