Curiosidades

O que é um colapso de Sistema e por que você e sua família precisam saber disso

O Coronavírus vem se alastrando pelo país desde o ano passado. A alta taxa de transmissão do vírus proporciona um aumento exponencial de casos de infecção.

Os sistemas de saúde são montados de acordo com as demandas rotineiras. Dados como a média de enfermidades e atendimentos dos últimos 10 anos são usados para estruturar leitos, hospitais, postos de saúde e centros ambulatoriais. Essas contas embasam até a abertura de vagas para cursos na área da saúde, como medicina e enfermagem.

É dessa preparação que saem as UTIs, leitos mais complexos e que necessitam de maior investimento. A quantidade desses leitos especiais está ligada à rotina de enfermidades, acidentes e utilidade. Não há como manter tantas UTIs em funcionamento por muito tempo.

Quando uma pandemia chega em um país, os leitos e sistema de saúde são ampliados e sobrecarregados e certas medidas são tomadas para que o sistema possa dar atenção a todos os necessitados. Por esse motivo, o Estado decreta ações como isolamento, restrições e medidas se segurança.

O medo das autoridades, e deveria ser o nosso, é o “colapso no sistema”.

O colapso é uma espécie de termo usado para reconhecer que não há mais como suprir as necessidades de internação. Você pode ser rico, pobre, milionário, branco, preto, ser padre, pastor ou um eletricista, não haverá lugar para lhe internar. Os cartões de convênio não servem para nada, pois não há leitos, não há local, seja público ou privado, para internar você, seu filho com dor de garganta ou seu pai a ponto de ter um infarto.

Segundo especialistas da Fiocruz: “Um dos alertas importantes sobre a possibilidade de um colapso é a capacidade instalada de leitos, porque é muito difícil você ampliar rapidamente leitos de UTI, é uma área altamente especializada, que depende de pessoal muito qualificado e que não está disponível de maneira imediata no mercado”,

No caso do Brasil dessa semana faltam leitos, tubos de oxigênio, anestesias e, principalmente, UTIS. O colapso está bem próximo e não há muito o que fazer a não ser manter o isolamento social. Caso contrário, com um sistema em colapso, teremos muito mais problemas do que apenas mortes por Covid.

Acesse o link abaixo e se cadastre no Kindle, e tenha milhares de e-book na palma da sua mão
Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TUgiG

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TtM0z

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/32QsSBV

Please follow and like us: