Conheça o presidente brasileiro que morreu vítima da Pandemia de Gripe Espanhola que assolou o mundo em 1918

A morte de Rodrigues Alves mostrou o despreparo do país na formulação e execução de políticas públicas para conter a proliferação da doença

O primeiro caso de gripe espanhola aconteceu no Kansas, em 4 de março de 1918. Seis meses depois, a doença chegava ao Nordeste brasileiro e vitimava um número alarmante de brasileiros.

Com sistema de saúde precário e ausência de saneamento básico, rapidamente o Brasil viu a doença se espalhar e as mortes aumentarem em um ritmo difícil de ser assimilado.

Dentre as vítimas da gripe espanhola, temos o presidente Rodrigues Alves. Nascido em Guaratinguetá, interior do estado de São Paulo, ele era formado em Direito e iniciou sua carreira política como vereador de sua cidade natal, em 1870.

Após transitar entre cargos políticos e cargos no judiciário, em 1887, foi nomeado presidente da Província de São Paulo. Em seguida, foi Ministro da Fazenda e senador por São Paulo.

Em 1900, foi eleito Presidente de São Paulo e, durante sua gestão fortaleceu o Instituto Butantã e reorganizou os serviços públicos. Em 1902, foi eleito Presidente da República. Em seu governo, destacou-se pela integração do Acre ao território brasileiro, em 1903, e pela campanha de vacinação que gerou a Revolta da Vacina, em 1904.

Rodrigues Alves foi também responsável pela nomeação do prefeito Pereira Passos, responsável pela operação “bota abaixo” no Rio de Janeiro, que promoveu a derrubada dos cortiços do centro da cidade e a abertura de avenidas, fazendo com que a população mais pobre se deslocasse para os morros cariocas.

Em sua gestão, sob a coordenação do médico Oswaldo Cruz, Rodrigues Alves aprovou a lei que tornava a vacina contra varíola obrigatória, o que provocou um imenso descontentamento na população, que dizia que a vacina causaria doenças. A falta de informações precisas e o pânico causado nas pessoas, gerou a Revolta da Vacina e uma série de tumultos no Rio de Janeiro, o que só foi amenizado com a revogação da obrigatoriedade da vacinação.

Em 1906, após cumprir seu primeiro mandato, Rodrigues Alves ficou por um tempo afastado da vida pública, voltando à cena em 1918, quando é eleito para um segundo mandato como presidente. Nessa época, no entanto, a gripe espanhola chega com toda força ao país e não poupa nem mesmo o presidente eleito. O vice-presidente, Delfim Moreira, assume interinamente a presidência, no entanto, Rodrigues Alves morreu em janeiro de 1919 e uma nova eleição foi convocada.

A doença que vitimou o presidente é considerada a pandemia mais mortal de todos os tempos e, assim como várias outras doenças, foi negligenciada quando surgiu. Quando chegou ao Brasil, não faltaram teorias da conspiração para explicá-la e muitas pessoas desdenhando de seus efeitos, tratando a gripe espanhola como uma mera “catarreira”, um “limpa-velhos”, que não oferecia grandes riscos à população. Foi só quando o número de mortos começou a aumentar e os cadáveres começaram a se espalhar pelas ruas, que os brasileiros se deram conta do real perigo que ela oferecia, tornando-se uma doença extremamente letal, que dizimou a vida de ricos e pobres e tirou a vida do presidente Rodrigues Alves antes que ele pudesse tomar posse de seu segundo mandato.

Acesse o link abaixo e se cadastre no Kindle, e tenha milhares de e-book na palma da sua mão
Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TUgiG

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TtM0z

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/32QsSBV

Referências:

https://acervo.estadao.com.br/noticias/personalidades,rodrigues-alves,571,0.htm?fbclid=IwAR1DV85sWW-3TuMH6SNeV9ERaZ3VK17hTkpUSnwzwDBIuGOWE66cz6VjCZU

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/10/paulista-rodrigues-alves-modernizou-rj-e-enfrentou-revolta-da-vacina.shtml?fbclid=IwAR2JTfUDCnLR5ZYO5hGGcByVSl3sp9FDYftX0hiv2xQJn2FU-ILbvr0rGFM

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/rodrigues-alves-o-presidente-brasileiro-que-morreu-vitima-da-gripe-espanhola.phtml?fbclid=IwAR3qTi5-A4DVb-e4UlxBL34kRqAY8MrgnnYn1PYYIvPzU9HWrc1H6lftfyY

https://brasil.elpais.com/sociedade/2020-03-16/em-1918-gripe-espanhola-espalhou-morte-e-panico-e-gerou-a-semente-do-sus.html?fbclid=IwAR0GD8OP0ouPgRZ9BAlT9kzl0AIOzaguGW3UhHT3ldv6z_MlD33pK1I0XOE

Please follow and like us: