Violet Gibson: a mulher que atirou no nariz de Mussolini e quase conseguiu mandar o fascista para acertar as contas com o Diabo

Em 1926, Benito Mussolini já era considerado o nome mais poderoso da Itália. Idealizador do Fascismo, o “Duce” fazia comícios a céu aberto e organizava suas famosas marchas.

Junto aos camisas negras, uma espécie de grupo de elite que dava sustentação às suas loucuras, pelo menos uma vez por mês, o ditador marchava nas principais ruas de Roma.

No dia 7 de abril de 1926, Mussolini participou de um congresso de cirurgiões. Ele palestrou sobre como a medicina italiana se modernizou a partir de experiências nada éticas. Após o término de sua fala, Benito entrou em um carro oficial e andou pela Piazza del Campidoglio para ser cortejado pelos seus fãs.

Na multidão, estava Violet Albina Gibson, uma inglesa de descendência irlandesa, que tivera alguns colapsos nervosos, segundo historiadores, por causa das condições políticas pelas quais a Europa passava. Gibson estava ali para matar Mussolini. Ela segurava um revólver, um Modèle 1892, quando se aproximou do ditador e efetuou dois disparos. No momento do acionamento do gatilho, Mussolini virou o rosto e o projétil acertou de raspão em seu nariz. Com a confusão, Violet quase foi linchada, porém, a polícia interveio. No interrogatório dado à polícia, a mulher disse que “Deus a havia mandado matar Mussolini”. O governante italiano, resolveu, então, em uma jogada de marketing, demonstrar piedade e perdoar a senhora desde que ela fosse internada em um hospital psiquiátrico. Deportada para a Inglaterra, Gibson viveu seus últimos dias em um sujo e fétido sanatório para loucos.

Sabe-se que Mussolini sofreu pelo menos meia dúzia de atentados contra sua vida. O tiro de Violet, porém, foi o que passou mais perto de levar o cão fascista italiano de volta para o inferno para acertar as contas com o capeta.

Há um movimento forte na Inglaterra e Irlanda para construir uma estátua em homenagem à mulher, em Dublin. Como uma das maiores personagens na luta contra o fascismo. Pois ela nunca havia sido reconhecida como grande personagem da história do Século XX.

Acesse o link abaixo e se cadastre no Kindle, e tenha milhares de e-book na palma da sua mão
Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TUgiG

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TtM0z

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/32QsSBV

Referências:

https://www.thejournal.ie/violet-gibson-new-film-captures-the-life-of-irishwoman-who-tried-to-kill-benito-mussolini-5030637-Mar2020/

https://www.irishcentral.com/roots/history/irish-woman-shot-mussolini.amp

https://www.bbc.com/news/world-europe-56111443

Please follow and like us: