Jackie, a vira-lata que foi perseguida pelo nazismo por ter o hábito de fazer a saudação nazista

Tor Borg era um bem-sucedido empresário finlandês. Sua esposa Josefine tinha ascendência judaica e odiava Hitler e os alemães. Ela ensinou sua cachorrinha Jackie a levantar a pata e imitar a famosa saudação nazista toda vez que alguém dissesse “Heil Hitler” perto dela.
A fama do cachorro se espalhou pela Europa no final dos anos 30, alguns meses antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

O Ministro das Relações Internacionais e o diplomata alemão na Finlândia chegaram a exigir que empresas farmacêuticas não fornecessem mais produtos para Borg e para a Finlândia, na tentativa e tentar conter a tiração de sarro.

A Chancelaria do Reich chegou a cogitar uma forma de levar a pobre cachorra a julgamento por insultar Hitler.
Meses após essa mobilização, a Segunda Guerra eclodiu e o governo nazista teve coisas mais importantes para se preocupar.
Jackie morreu de causas naturais no final dos anos 40.

Referências:

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2011/01/07/nazistas-perseguiram-cao-que-fazia-saudacao-de-hitler-revela-documentos.htm

https://amp.theguardian.com/world/2011/jan/07/nazi-fury-hitler-dog

https://www.nbcnews.com/id/wbna40963869

https://www.dailymail.co.uk/news/article-1345008/amp/Revealed-The-Hitler-mocking-dog-named-Jackie-enraged-Nazi-government.html

Please follow and like us: