História do Mundo

A sucesso emblemático do primeiro McDonald’s da União Soviética

O fim da União Soviética ocorreu em julho de1991, porém sucessivas crises já prenunciavam o final do grande Império há pelo menos quatro anos.

Um dos episódios mais emblemáticos e icônicos do fim de uma era, não apenas do sistema econômico dos países socialistas, mas também do fim da Guerra Fria, foi a inauguração do McDonald’s de Moscou.

As negociações para a entrada do restaurante, símbolo máximo do capitalismo norte-americano, começaram no final dos anos 70, mas esbarrou nas leis de regulação das propriedades no país. Foi só em 1990 que o fast food foi construído e iniciou o funcionamento em frente à praça Pushkin, uma das maiores do mundo até hoje.

Apesar de não se alarmar muito nos meios de comunicação que o McDonald’s estaria em funcionamento, a informação se espalhou como um rastilho de pólvora e, no dia da abertura, havia, na fila, mais de 10 mil pessoas. Alguns esperaram até 9 horas para experimentar alguma guloseima. Outros tantos foram ao estabelecimento por curiosidade, para conhecer o símbolo da cultura dos Estados Unidos. Naquela época, a URSS não tinha fast food e as pessoas simplesmente não conheciam essa forma de negócio.

Os gerentes do estabelecimento esperavam receber 5 mil pessoas no primeiro dia de trabalho, no entanto, se depararam com algo em torno de 30 a 50 mil pessoas. E durante as primeiras duas semanas de funcionamento o estabelecimento atraiu cerca de 500 mil russos. Precisaram construir mais 12 banheiros para dar conta de tanta gente que procurou o restaurante.

A história ficou bastante conhecida como um marco da vitória dos Estados Unidos na Guerra Fria, pois além de acelerar o fim da URSS, com a invasão da famosa rede, o grande país socialista seria encerrado um ano depois.

Referências

https://www.calvertjournal.com/articles/show/3046/mcdonalds-moscow-closure-russia-martin-parr

https://www.rferl.org/a/fast-food-moscow-russia/26542682.html

https://www.washingtonpost.com/world/mcdonalds-made-its-soviet-debut-30-years-ago-its-golden-arches-were-a-gateway-to-western-civilization/2020/01/31/8869b2e6-4296-11ea-99c7-1dfd4241a2fe_story.html?outputType=amp

A surreal inauguração do primeiro McDonald’s em Moscou nos anos 1990

Please follow and like us: