Curiosidades

O Postinho: o que é uma UBS, a porta de entrada do SUS

Conhecida popularmente como Postinho, a UBS tem uma importante função no encaminhamento, conscientização e tratamento da população

Se você é brasileiro, certamente já passou pelo “postinho”. O nome, dado informalmente no diminutivo, já mostra a relação próxima dessas instituições com a vida e saúde da população civil.

O posto de saúde foi criado para ser a menor e mais próxima unidade de saúde da comunidade. Nesses espaços, geralmente construídos em cada bairro, é possível encontrar várias especialidades e até tratamento odontológico.

O termo UBS passou a ser usado após a criação do Programa de Aceleração do Crescimento. Nessas unidades de saúde, os prefeitos e o orçamento do município têm maior participação, podendo direcionar, de acordo com demandas regionais e locais, os recursos públicos.

É também a UBS a porta de entrada para tratamentos de média e alta complexidade no sistema. Os médicos não conseguem resolver no Posto? Os pacientes são encaminhados para hospitais para realizar os tratamentos necessários.

A UBS tem, ainda, a responsabilidade pela realização de campanhas de conscientização, distribuição de preservativos, remédios e aplicação de vacinas, além de formação de diálogo com a comunidade.

Essas condições fazem com que os famosos Postos de Saúde sejam um elemento necessário, fundamental e essencial para o funcionamento do sistema.

Claro que essas instituições não são perfeitas. Faltam médicos, em muitos lugares, os recursos não dão suficientes. Em outros, as UBS são fonte de desvio de dinheiro e corrupção por parte do poder público. Mas, sem elas, possivelmente seria muito, muito difícil, manter e organizar o Sistema Único de Saúde.

Clique aqui e se inscreva em nosso canal do YouTube

Referências:

http://maismedicos.gov.br/o-que-tem-na-ubs

http://pac.gov.br/infraestrutura-social-e-urbana/ubs-unidade-basica-de-saude/br

http://www.blog.saude.gov.br/servicos/33620-upa-e-ubs-sabe-o-que-significam-essas-siglas.html

https://www.spdm.org.br/onde-estamos/outras-unidades/unidade-basica-de-saude-ubs

Please follow and like us: