O “Tank Man”, manifestante mais famoso da história e o Massacre da Praça da Paz Celestial

A icônica fotografia que registrou o ato heróico de um chinês anônimo, que sozinho tentou parar os tanques chineses que avançavam sobre a população em protesto, completou 3 décadas

No início de junho de 1989, a República Democrática da China enfrentava uma de suas maiores ebulições populares contra o o Partido Comunista e o Regime de governo da época. Multidões saíram às ruas para protestar contra casos de corrupção, nepotismo, autoritarismo, por mais liberdade de expressão e por um regime menos autoritário.

O governo se reuniu e, após discussão ferrenha de seus membros, que divergiam sobre os métodos adotados para a resolução do conflito, resolveu enviar tanques e um destacamento do exército para a praça da Paz Celestial, maior foco de manifestações. O resultado foi um terrível massacre, do qual até hoje não se tem certeza sobre o número total de mortos e feridos. A Cruz Vermelha, por exemplo, divulgou que foram 2600 mortes, veículos de comunicação ocidentais disseram 800, os manifestantes contabilizaram 4 mil.

Mas a dureza da repressão foi iconografada e imortalizada por um registro fortíssimo de coragem, desses que só momentos transformadores da história conseguem produzir. Em meio à chegada dos tanques no local, um corajoso chinês, sozinho, se colocou a frente dos blindados e se agigantou para tentar impedir a passagem do braço armado do Estado. Só, ali, na frente daquelas máquinas de destruição.

O homem foi fotografado por Jeff Wedener, correspondente internacional.

A imagem rodou o mundo e arrematou mais de 100 prêmios internacionais. O Tank Man, como ficou conhecido, jamais foi identificado. Alguns meios de comunicação chegaram a divulgar que o herói era um bibliotecário chamado Wang Weilin, informação nunca confirmada. A identidade do homem que enfrentou o governo chinês nunca foi revelada. Entretanto o herói anônimo foi considerado, em 1999, como uma das pessoas mais influentes do século XX. E sua existência é a prova de que coragem realmente existe.

Clique aqui e se inscreva em nosso canal do YouTube

Referências:

https://www.bbc.com/news/world-asia-china-49684808

http://100photos.time.com/photos/jeff-widener-tank-man

https://www.history.com/.amp/news/who-was-the-tank-man-of-tiananmen-square

https://www.independent.co.uk/news/world/asia/tiananmen-square-massacre-anniversary-beijing-tank-man-china-protests-facts-death-toll-a8382111.html?amp

https://www.newscientist.com/article/2205567-this-tank-man-image-from-tiananmen-square-heralded-a-new-digital-age/

Please follow and like us: