Figura gigante de um gatinho de 2500 anos é descoberta no Peru

As linhas de Nazca ficam localizadas em um deserto de mesmo nome, no Peru. Descobertas em 1927, enquanto o piloto Toribio Mejia Xespe sobrevoava a região, elas contam com cerca de 13 mil traços que formam 800 figuras e estendem-se por mais de 65 quilômetros.

Em 1994, elas foram declaradas patrimônio mundial pela UNESCO e, desde a sua descoberta, intrigam as pessoas acerca de seu propósito. Diversas teorias já foram elaboradas. Atribuem-se a elas questões religiosas, culturais, astrológicas ou até mesmo a obra de alienígenas.

Chamadas de geoglifos, as imagens encontradas têm cerca de 2 mil anos e apresentam figuras humanas, de animais, plantas e seres míticos, que só podem ser identificadas quando vistas de cima.

No dia 15 de outubro de 2020, uma nova figura foi identificada. O Ministério da Cultura do Peru anunciou a descoberta da imagem de um gato na lateral de uma colina. A imagem tem 37 metros de comprimento e, segundo os pesquisadores, é anterior às outras já descobertas. Conforme o arqueólogo chefe da equipe peruana, esse gato foi feito no final da era Paracas, período que se estendeu entre os anos 500 a.C a 200 d.C.

Fontes de diversas pesquisas e de muitas especulações a respeito de suas funções, esses geoglifos constituem um importante patrimônio cultural peruano, carregando um enorme simbolismo por expressarem marcas das sociedades pré-hispânicas Paracas e Nasca.

Clique aqui e se inscreva em nosso canal do YouTube

Referências:

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2020/10/geoglifo-de-gato-de-2-mil-anos-e-encontrado-em-nazca-no-peru.html

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2020/10/19/com-37-metros-desenho-de-gato-feito-ha-2000-anos-e-encontrado-no-peru

https://www.publico.pt/2020/10/19/p3/noticia/arqueologos-encontraram-gato-gigante-desenhado-dunas-peru-1935782

Please follow and like us: