Curiosidades

Como a invenção da metralhadora alterou a dinâmica da guerra?


Antes da invenção dessa máquina de matar, exércitos se encaravam frente a frente.

Aventuras na História · O que aconteceria se o norte tivesse perdido a  Guerra Civil Americana?
Imagem da Guerra Civil nos Estados Unidos, em 1864, as tropas ficavam frente a frente no campo de batalha

A guerra faz parte da cultura humana. Há milhares de anos, povos, grupos ou até pessoas guerreiam pelos mais variados motivos. Foi também, ao longo desse grande período da história, que muitas armas foram sendo inventadas e adaptadas para que um lado pudesse vencer. Militarmente, essas ações são chamadas de “Esforço de Guerra” ou “Corrida Tecnológica de Guerra”.

Ao longo da história, muitas invenções tecnológicas bélicas alteraram a dinâmica dos conflitos.
A invenção da catapulta, o início do uso da pólvora, a invenção do chumbo, todos esses momentos propiciaram uma adaptação na forma de fazer a guerra.

Uma das invenções que mais causou impacto, principalmente quando falamos sobre guerra moderna, é a metralhadora. Conforme o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, “a metralhadora é uma arma de fogo automática. projetada para disparar tiros sucessivos rapidamente a partir de um cinto de munição, que são vários cartuchos presos entre si, ou de um carregador. Geralmente, a taxa de tiros por minuto de uma metralhadora comum é de várias centenas. Seu funcionamento é, em alguns pontos, similar ao de um revólver”.

Em 1884, o norte-americano, radicado na Inglaterra, Hiram Maxim, inventou a metralhadora Maxim, primeira arma dessa natureza a ter condições de ser operada em um campo de batalha. Seu poder de fogo era impressionante para a época, disparando em seu limite total até 600 tiros por minuto. Equivalente a 30 homens armados com espingardas de repetição.

Maxim (metralhadora) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Maxim e sua invenção


No campo de batalha, a metralhadora virou o terror. Exércitos foram dizimados. Antes da invenção da arma, geralmente, duas tropas marchavam até um ponto, onde ficavam frente a frente e avançavam uma sobre a outra, já que o combate homem a homem era a forma mais eficaz de vencer a briga. Após a inserção das metralhadoras, ficou inviável essa dinâmica. E as guerras modernas passaram a ser travadas com o sistema de proteção e avanço. No período após a metralhadora, as trincheiras acabaram virando estratégia bastante eficaz e as guerras ficaram muito, muito mais sangrentas.

Weapons of World War One – Brewminate
Soldados, dentro de uma trincheira, portando metralhadora de grosso calibre

Referências:
https://www.pbs.org/wgbh/theymadeamerica/whomade/maxim_hi.html#:~:text=In%201884%2C%20Hiram%20Maxim%20built,rid%20local%20mills%20of%20rodents.

https://www.britannica.com/technology/machine-gun

https://online.norwich.edu/academic-programs/resources/how-machine-gun-changed-combat-during-world-war-i

https://www.newworldencyclopedia.org/entry/Machine_gun

https://www.history.com/topics/american-civil-war/gatling-gun

Please follow and like us: