Cinema e Cultura Pop

Coletânea de imagens faz uma viagem por Nova York durante a explosão do movimento Hip Hop

Coletânea de imagens proporciona uma viagem pelas ruas de Nova York, nos anos 80, período da explosão do movimento Hip Hop pelos bairros da cidade. Hip hop é um movimento nascido da cultura urbana nos bairros pobres americanos. Essa manifestação cultural é composta por algumas características básicas: O MC (mestre de cerimônia), o Rap (rhythm and poetry) o B.boy (dançarinos) e os Graffitis.

O movimento lançou looks, gírias, modos de agir e abriu espaço para um mercado consumidor significativo em todo o mundo. Ao longo de sua história, o Hip Hop incorporou tendências e criou seus ídolos, como Tupac, Notorious Big, Snoop Dog, Jay Z , P Diddy, Bone, Colio, Doctor Dree, Ice Cube, Eminem, Ice T. Esses famosos ajudaram a abrir e consolidar um novo espaço para a música negra. Seus ritmos e manifestações se espalharam pelo mundo, inclusive no Brasil, onde fizeram sucesso nos anos 90, com nomes como Racionais, Thaíde e Dj Hum.

História: O hip-hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes bairros pobres, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social, como: pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infraestrutura e de educação.

Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer e, geralmente, entravam num sistema de gangues, as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. As gangues funcionavam como um sistema opressor dentro das próprias periferias – quem fazia parte de alguns grupos como esses, ou quem estava de fora, sempre conhecia os territórios e as regras impostas por elas, devendo segui-las rigidamente.

O movimento Hip Hop nasceu dos desdobramentos dessas relações sociais, traçadas durante os anos de 1970. As batalhas de MC’s e dança B.Boy traziam em seu interior o ódio e a violência das gangues, o movimento transformou as batalhas territoriais, que antes eram travadas com facas e armas de fogo, em rimas, ritmo e poesia.

Um mexicano e um porto-riquenho com cores de seus países e um look Hip Hop, 1982. (Jamel Shabazz)

Please follow and like us: