Cinema e Cultura Pop

Quem é John Rambo?

John Rambo é um veterano da Guerra do Vietnã que, após ser humilhado e torturado em uma delegacia de uma pequena cidade, passa a ser caçado pelos policiais.

Durante a perseguição, entre montanhas e florestas, os agentes começam a perceber que, na verdade, eles estão sendo caçados, pois Rambo é uma máquina de matar, um homem que serviu os Estados Unidos no Vietnã e carrega centenas de traumas de guerra.
A certa altura da caçada, Coronel Trautman, o homem que treinou Rambo, aparece na pequena cidade para explicar aos policiais com quem eles estão lidando. É nesse momento que frases marcantes do filme são expressas em tela:

Coronel Trautman: O exército achou que talvez eu pudesse ajudar.

Xerife Will Bem Coronel, o Rambo é civil, agora é problema meu.

Coronel Trautman: Acho que você não entendeu. Não vim aqui pra salvar o Rambo de vocês.

Xerife Will: Está dizendo que 200 homens contra o seu garoto é um caso perdido para a gente?

Coronel Trautman: Se mandar essa gente, não esqueça de uma coisa.

Xerife Will: O quê?

Coronel Trautman: Muitos sacos para os mortos.

O filme é uma adaptação do livro “”First Blood”, de David Morell, o qual fez muito sucesso nos Estados Unidos por conta a história de um veterano de guerra com transtornos psicológicos desenvolvidos em decorrência do conflito. E o final é bem trágico para Rambo, diferentemente do que ocorre no filme.

Durante anos, a franquia Rambo tentou representar o soldado norte-americano como um ser corajoso e heróico, e o personagem de Stallone deu vida a esse papel. Os outros quatro filmes da franquia pouco tem a ver com o primeiro. Que visa mostrar os traumas de um homem já guerra. Rambo é um homem traumatizado, que matou muito e nem sabe direito o porque. Ao se ver acuado ele coloca em prática a única coisa que aprendeu no exército: matar.

Please follow and like us: