A traição de Max Brod ao último pedido de Kafka, que beneficiou toda a humanidade.

O escritor Tcheco Franz Kafka é considerado um dos maiores nomes da história da literatura.

Criador de obras como “A Metamorfose” e “Carta ao Pai”, o autor sempre foi bastante cultuado e celebrado como um nome obrigatório em qualquer lista de bons clássicos.

Apesar do grande sucesso, Kafka morreu jovem, vítima de tuberculose, em 1924, aos 40 anos.

Dias antes de falecer, o autor enviou uma carta ao seu grande amigo Max Brod, também escritor, e comunicou-lhe que ele ficaria encarregado de incinerar os manuscritos de suas obras inéditas. Kafka não queria que fossem publicados pós-morte.

Após a morte do escritor, Brod, contrariando a vontade do falecido amigo, publicou as obras que deveriam ser queimadas. Entre elas, clássicos como “O Castelo” e “O Processo”. Este último trabalho é considerado uma das obras primas do autor, muito lido e usado em estudos da área de direito e peças judiciais.

Ao mesmo tempo em que Brod descumpriu o último pedido de um grande amigo, trouxe à luz belas contribuições para a humanidade.

O que vocês fariam?

Cumpririam o último desejo do amigo? Ou dariam esses maravilhosos presentes literários à humanidade?

Foto: Kafka e o irmão mais novo de Max Brod( não colocamos a foto de Brod e Kafka juntos pq só encontramos em péssima qualidade) – Biblioteca de Praga.

Referências:

https://www.nybooks.com/articles/2017/08/17/reiner-stach-kafka-ending-at-the-beginning/?fbclid=IwAR3_av93wt5hRWGsLzIiHo7Dm3uN7I9652_4PiGe5fgUOVkZEFl7ZzX-930

https://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2015/06/1636940-gracas-a-max-brod-conhecemos-obras-primas-de-kafka.shtml?fbclid=IwAR2Kc7y1u8jCIrZC82Qvj7YSlGlIKx8579WN8WZtx43vQAErpH8Szqcwm0k

https://www.vitalis-verlag.com/en/topics/kafkas-world/brod-max-kafkas-freund-und-biograph/?fbclid=IwAR11t7AQKeBnUxtUgpeHAw9_04hf7fpbTRd0aQ_wSX_QCgPIUfsBu-6vL0I

Please follow and like us: