Governo com juízo: como o Brasil recusou a Copa América em 1918
Com a gripe espanhola se espalhando desenfreadamente pelo país, as autoridades brasileiras adiaram a realização do evento no Brasil
A polêmica em torno da realização da Copa América no Brasil em meio à pandemia trouxe à memória o momento em que o Brasil enfrentou a gripe espanhola e adiou o torneio para evitar ainda mais contaminações.
Conforme estimativas da Fundação Oswaldo Cruz, entre setembro e dezembro de 1918, cerca de 35 mil pessoas morreram no país por causa da gripe espanhola. A competição esportiva estava marcada para acontecer no Rio de Janeiro, estado que contabilizava 14 mil mortos.
Marcado para acontecer em novembro de 1918, o torneio foi adiado e só ocorreu em maio de 1919, época em que as mortes ainda seguiam acontecendo, mas tinham reduzido um pouco.
O Estádio das Laranjeiras havia sido construído especialmente para sediar a competição, na época chamada de Campeonato Sul-Americano, na qual entrariam em campo as seleções do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
A doença acometia principalmente os jovens, um grande número de jogadores já havia se contaminado e campeonatos estaduais haviam sido suspensos.
Em 11 de maio de 1919, com a diminuição dos casos da doença, o Brasil entrou em campo e venceu o Chile por 6 a 0. As arquibancadas estavam lotadas e muita gente subiu em árvores e muros próximos ao estádio para acompanhar a partida.
A seleção brasileira venceu o torneio após um jogo marcado por duas prorrogações. Em uma época na qual não havia disputa de pênaltis, o Brasil venceu o Uruguai por 1 a 0, depois de 122 minutos de jogo.
Até comemorar essa vitória, o país enfrentou dias muito difíceis, com hospitais lotados, corpos recolhidos na rua, falta de coveiros para enterrarem os mortos e muitas incertezas em relação a como tratar efetivamente a epidemia.
Sem remédios, vacinas ou qualquer tratamento eficaz, as autoridades da época adotaram o isolamento como uma forma de conter a doença. Aulas foram suspensas, eventos foram cancelados e toda forma de aglomeração passou a ser proibida.
Em 1919, houve o afrouxamento das medidas e a doença voltou a se espalhar, mesmo assim, o torneio foi realizado e marcou a primeira conquista do Brasil em uma competição internacional.
Referências: