A primeira seleção brasileira feminina de futebol
Essa é a primeira seleção brasileira feminina de futebol, formada em 1988, para disputar a copa do mundo de Futebol Feminino de 1991.
Até o início dos anos 80, o Brasil proibia qualquer tipo de manifestação profissional no futebol feminino. Era o que dizia o decreto 3.199 de 14 de abril de 1941. Segundo o texto, as mulheres eram proibidas de praticar atividades esportivas que não compactuassem com sua natureza (seja lá o que isso significa) . A letra da lei seguiu até 1983, quando a FIFA passou a encampar o projeto de uma copa do mundo feminina e times de futebol formados por mulheres brotaram em todos os lugares do país, principalmente em Copacabana, Rio de Janeiro, local que era palco de pequenos campeonatos organizados pelas próprias mulheres.
Foi lá, nas areias da praia, que a fusão entre dois times fez nascer a primeira potência do futebol feminino, a Radar FC, que foi a base da seleção brasileira no Mundial de 1991, no qual o Brasil ficou em terceiro lugar.
Curiosidade: O uniforme que elas estão usando foi o mesmo usado pelos jogadores um ano antes, na Copa de 1990. A CBF não teve coragem de mandar fazer um jogo de camisa para as guerreiras.
Nome das 18 convocadas: Meg, Rosa Lima, Marisa, Elane, Marcia Silva, Fanta, Marilza, Solange, Adriana, Roseli, Cenira, Miriam, Márcia Tafarel, Nalvinha, Pretinha, Doralice, Rosangela Rocha e Maria Lúcia
Clique aqui e se inscreva em nosso canal do YouTube
Foto – Suzana Carvalho – Museu do futebol.