Há exatos 76 anos os soldados Soviéticos libertavam Judeus em Auschwitz
Auschwitz é considerado o Campo de Concentração mais conhecido da história da Segunda Guerra Mundial e do Nazismo, estima-se que mais de 1 milhão de judeus foram mortos em suas dependências.
Após a vitória na famosa batalha de Stalingrado, momento decisivo na história do conflito mundial, os Soviéticos passaram a marchar até Berlim. Desde 1944, já próximos de terras alemãs o exército vermelho passou a libertar prisioneiros de Guerra. Foi dessa forma que as primeiras imagens do Holocausto foram surgindo e ganhando à luz do sol.
Durante o fim da Guerra os Nazistas tentaram esconder os crimes que cometeram contra a humanidade apagando vestígios nos Campos de Concentração, isso incluía a destruição de locais de trabalho forçado, câmaras de gás, documentos e ocultação de corpos.
No dia 27 de janeiro de 1945 o Exército Soviético chegou ao Campo de Auschwitz e encontrou pelo menos 700 adultos e ao menos 100 crianças.
Impressionados com a situação que encontraram os Soviéticos tiveram a noção das atrocidades cometidas. A maioria absoluta dos prisioneiros estava desnutrida e mantinha uma dieta de menos de 1500 calorias por dia.
Muitos dos que foram resgatados não sobreviveram à viagem até os centros de acolhimento dos prisioneiros em Berlim.
Aquele dia marcava o fim do Holocausto e inicio do projeto de desconstrução do Nazismo na Alemanha