PUBLICIDADE

Como um calote do governo formou primeira favela do Rio de Janeiro

Considerada a primeira favela da cidade do Rio de Janeiro, sua criação se entrelaça com um triste episódio da história brasileira: O massacre de Canudos.

As favelas cariocas são conhecidas mundialmente. Hoje, com o nome de comunidade, elas abrangem boa parte do território do Rio de Janeiro. Mas como elas começaram?

A favela foi formada, no final do século XIX, por soldados que combateram no Nordeste brasileiro contra Conselheiro, na conhecida Guerra de Canudos. Os homens foram recrutados para a guerra e, em troca de seus sacrifícios, ficaram com a promessa de receberem uma casa para morar assim que retornassem.

Ao fim do conflito, o governo não cumpriu a promessa, deu um calote, e os ex-combatentes ocuparam um morro próximo à Central do Brasil. Com as reformas urbanas na cidade do Rio de Janeiro, no início do século XX, muitos pobres e ex-escravizados foram despejados de suas casas e cortiços no centro da cidade.
Essas pessoas, não tendo para onde ir, se locomoveram para o morro da Providência e tornaram aquele lugar um lar.

A história das favelas se entrelaça com a Guerra ou Massacre de Canudos. Se entrelaça também como o não cumprimento de promessas do governo federal, pobreza e segregação, termos que ouvimos durante a história inteira do país.

Soldados em Canudos

O termo favela refere-se a uma planta comum na região de Canudos, foi usado pelos primeiros moradores e, em poucos anos, a nomenclatura passou a denominar outras aglomerações parecidas.

Favela ou Faveiras

Clique aqui e se inscreva em nosso canal do YouTube

Referências

https://www.google.com/amp/s/oglobo.globo.com/rio/primeira-favela-do-brasil-morro-da-providencia-completa-120-anos-21378057%3fversao=amp

https://museudoamanha.org.br/pt-br/conheca-a-historia-da-primeira-favela-do-rio-de-janeiro

https://www.favelagrafia.com.br/2016/providencia

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092000000300001

Please follow and like us:


PUBLICIDADE