Carbonização de William Kremmler: A desastrosa primeira execução na cadeira elétrica

A cadeira elétrica, desenvolvida por uma equipe chefiada por Thomas Edison, tinha como objetivo provar o controle da eletricidade através do uso da corrente contínua. Na época, final do século XIX, o empresário norte-americano estava em guerra com Nikola Tesla, que defendia o uso da corrente alternada.
Ao conflito mercadológico e publicitário para tentar vender esses métodos de distribuição de energia elétrica, deu-se o nome de “Guerra das Correntes”.
Foi nesse período que Edison, através de contatos importantes com governadores, conseguiu implementar as cadeiras elétricas em prisões de pelos menos 12 Estados.

125 Years Ago, First Execution Using Electric Chair Was Botched | Death  Penalty Information Center

A primeira pessoa a ser eletrocutada foi William Kremmler, que cometeu um feminicídio (termo não usado na época), ao matar sua companheira à machadadas por ciúmes de um cliente que frequentava a barraca da qual era proprietário.

A execução foi desastrosa. A primeira descarga elétrica não foi capaz de matá-lo, como era previsto no manual. Os guardas, desesperados ao ver que o homem estava vivo, ligaram novamente a eletricidade por mais dois minutos. Com a força da corrente, as mãos e pés do sentenciado estouraram, seu corpo começou a pegar fogo, o cheiro tomou conta da sala, pessoas que assistiam à execução sofreram desmaios, vômitos e, muitas delas, precisaram de atendimento médico. Ao fim dos dois minutos, as chamas do corpo foram apagadas com água. O cheio na sala demorou meses para sair.

William Kemmler | Photos | Murderpedia, the encyclopedia of murderers

Após o ocorrido, o objeto passou por modificações: o eletrodo, ligado à cabeça do condenado foi aperfeiçoado, e uma esponja especial era regada à água e colocada entre a cabeça raspada e o capacete do eletrodo, para que ocorresse a condução da eletricidade direto nas partes cerebrais.

Referências

https://www.dw.com/pt-br/1890-primeira-execu%C3%A7%C3%A3o-na-cadeira-el%C3%A9trica/a-895728

https://canalcienciascriminais.jusbrasil.com.br/artigos/352098907/a-guerra-das-correntes-e-a-criacao-da-cadeira-eletrica

http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=116&evento=2

Please follow and like us: