A impressionante correspondência trocada entre Gandhi e Hitler, em 1939.

Não é novidade que líderes contemporâneos das mais variadas nacionalidades e dos mais variados tipos tiveram contato. Um desses exemplos foi a carta escrita e enviada por Gandhi ao ditador da Alemanha, Adolf Hitler.

Enquanto Hitler ascendia como um pilar do mal, Gandhi se destacava pelas manifestações pacifistas. O governante Germânico cogitou até usar Gandhi como propaganda, pois o advogado indiano afrontava o Reino Unido, um dos maiores inimigos do Terceiro Reich na época.

Aventuras na História · Há 73 anos, Gandhi era brutalmente assassinado na  Índia

Por insistência de amigos e da opinião pública, o líder indiano resolveu escrever duas cartas para o ditador Alemão.O conteúdo das mensagens fazia um apelo para que Hitler evitasse uma guerra de proporções mundiais.

Índia comemora os 150 anos do nascimento do libertador Gandhi - Notícias -  R7 Internacional
O fim das teorias da conspiração: Hitler suicidou-se mesmo, em Berlim, em  1945, com um tiro e uma ampola de cianeto – Observador

“Caro Amigo,
Amigos têm insistido que eu lhe escreva para o bem da humanidade. No entanto, eu tenho resistido ao pedido deles, porque sinto que qualquer carta vinda de mim seria importuna. Mas algo me diz que eu não devo hesitar e que devo fazer meu apelo, qualquer que seja seu valor.
Está claro que você, hoje, é a única pessoa no mundo que pode evitar uma guerra capaz de reduzir a humanidade ao seu estado mais selvagem. Você deve pagar o preço de algo, por mais valioso que pareça ser? Você ouvirá o apelo de alguém que, deliberadamente, deixou de lado os métodos de guerra e obteve um sucesso considerável? De qualquer forma, peço desculpas antecipadas, caso tenha errado em lhe escrever.
Continuo, O seu amigo sincero, M. K. Gandhi.”

Amazon.com: Gandhi To Hitler (DVD) (2011): Movies & TV
Filme de 2011 conta a história da troca de correspondência
Pode ser uma imagem de texto que diz "Wardha C.P. to write Friends have been urging I have resisted letter sake an not calculate 1t Imust today the one person in quite clear that you can prevent war which may red‘uce humanity to object Must you pay that price for W1ll you 11sten to appear to you to thod of seliberately shunned the without considerable suecess? Any vay I anticipate forgiveneas, 1f I have erred in vriting to you. I remain, Your sincere friend mk kgondh"
Fotografia da Carta
Please follow and like us: