A história Griselda Blanco, a mulher que ensinou Pablo Escobar a traficar drogas
Griselda foi a mulher mais perigosa da história do tráfico internacional de drogas. Com uma ficha criminal extensa, causava medo nos maiores chefões do crime colombiano e era conhecida, no meio do narcotráfico, como a madrinha do pó.
Conhecida como Madrinha do Pó, Blanco foi uma das primeiras narcotraficantes colombianas. A partir de um empreendimento no qual vendia roupas íntimas, Griselda planejou e executou um esquema para levar cocaína até Miami, ela escondia a droga dentro de sutiãs e calcinhas. Foi ideia sua as primeiras rotas de exportação do pó para a cidade estadunidense, que, mais tarde, se tornaria a maior consumidora de pó do mundo. Após abrir um importante mercado para os narcotraficantes colombianos, Griselda escolhia a quem ela concedia os segredos das rotas de exportação.
No início dos anos 80, por exemplo, até o próprio Pablo Escobar precisou pedir permissão e ajuda à perigosa mulher para aprender a traficar drogas internacionalmente, pois ela foi uma das fundadoras das rotas do Cartel de Medelin, que, posteriormente, seria regido pelo narcotraficante.
Em sua ficha criminal, consta que Blanco é acusada de ser responsável por mais de 500 mortes. Dentre as vítimas, estão dois dos seus maridos. Um que ela mandou matar e o outro ela mesmo fez o serviço. Um de seus filhos foi batizado de “Michael Corleone”, em homenagem ao seu filme predileto “O Poderoso Chefão”.
Após cometer inúmeros crimes, a Interpol conseguiu prendê-la na Califórnia, onde tirava férias, em 1985. Em 2004, conseguiu a liberdade, após ter sido deportada de volta ao país natal. Em 2012, enquanto comprava carne para um churrasco, Griselda foi surpreendida por um homem que lhe alvejou com 4 disparos, tirando sua vida.
Ainda não se sabe muito sobre a infância e adolescência de Blanco, seus principais biógrafos contam que, aos 11 anos, ela sequestrou uma criança, aos 14, começou a se prostituir e gerenciar, junto com mulheres mais velhas, uma casa de prostituição. Na descrição de sua vida, parece que Blanco nasceu para ser uma empreendedora do crime.
Referências:
https://www.google.com/amp/s/www.bbc.com/portuguese/amp/geral-42801596
https://www.google.com/amp/s/www.biography.com/.amp/crime-figure/griselda-blanco
http://www.vh1.com/news/371748/who-is-griselda-blanco-son-cartel-crew/
https://www.britannica.com/biography/Griselda-Blanco