A trajetória de Tião Carreiro, o Jimmy Hendrix da Viola Caipira

Conheça, nessa matéria, um pouco mais da trajetória do grande músico Tião Carreiro, um dos maiores responsáveis pela popularização da cultura caipira e sertaneja pelo Brasil.

José Dias Nunes, mais conhecido como Tião Carreiro, nasceu em Monte Azul, MG, em 1934. Durante a infância pobre, Tião conviveu com inúmeras figuras que compõem o cenário do interior rural brasileiro. O menino pobre teve contato com viajantes, músicos, agricultores e com muitos contadores de histórias, influências que ele levaria para suas músicas anos mais tarde.

Pardinho e Tião Carreiro

Foi durante a infância que aprendeu a tocar violão junto com caixeiros viajantes que passavam pelo sítio onde morava. Bem cedo, o garoto mostrou um talento sem igual para tocar e passou a fazer suas primeiras composições, guardando a letra e melodia na memória, já que era bem pouco alfabetizado.

Ao adentrar a vida adulta, se tornou um fabuloso cantor caipira e foi o inventor e o principal difusor do ritmo Pagode de Viola, marcando o gênero com a famosa moda “Pagode de Brasília”.

Suas obras e seu jeito de ser influenciaram grandes duplas sertanejas, suas canções relatam histórias e práticas culturais da vida caipira e a leitura do homem do campo sobre o progresso.

Pardinho e Tião Carreiro

Em mais de 30 anos de carreira, lançou mais de 50 álbuns e trocou de duplas diversas vezes, sendo a mais conhecida a parceria realizada com o cantor Pardinho, o qual, por desavenças, chegou a tocar sem olhar para o rosto do próprio parceiro.

Muitas das músicas que Tião cantou já existiam no cenário caipira, mas na voz dele, ganharam o país e explodiram de sucesso.

Carreiro morreu em 1993, vítima de complicações da Diabetes.

Tião é respeitado em todo o Brasil. Considerado um clássico da viola, sua música passa de geração para geração, todo cantor sertanejo que almeja o sucesso faz passagem obrigatória pelo trabalho do cantor.

Tião Carreiro

Muitas letras compostas e cantadas por Carreiro possuem qualidades dramáticas parecidas com as de obras literárias de grandes gênios da literatura. Mesmo sendo muito lembrando, as novas gerações esquecem do valor incomensurável de Tião para a música brasileira.

Acesse o link abaixo e se cadastre no Kindle, e tenha milhares de e-book na palma da sua mão
Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TUgiG

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TtM0z

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/32QsSBV

Please follow and like us: