História do Mundo

A coragem de George: o primeiro aluno negro da Universidade de Oklahoma, 1948.

George W. McLaurin foi o primeiro afro-americano a frequentar a Universidade de Oklahoma. George possuía mestrado na Universidade do Kansas e era professor aposentado, quando conseguiu, na Suprema Corte Americana, através de seu advogado, o grande jurista negro Thurgood Marshall, o direito de realizar graduação em Oklahoma University.

A instituição nunca havia recebido um negro, mas precisou acatar a ordem judicial suprema após a terceira apelação. Com o anúncio da efetivação do matrícula de George, a população branca de Norman, cidade onde a instituição de localiza, passou a protestar e a ameaçar de morte o estudante e até mesmo o Reitor e demais membros da Diretoria Acadêmica.

A soluções encontradas para alocar McLaurin foram a construção de uma ante-sala, um outro refeitório e até uma nova sala de estudos, visando separá-lo dos demais estudantes o máximo possível. O resultado dessas ações foi amplamente divulgado pela mídia e movimento negro da época. As fotografias mostravam o pobre estudante com mestrado sempre separado dos outros colegas.

O aluno conseguiu, a duras penas, terminar o curso de História e abriu espaço para outros estudantes negros, que a partir da iniciativa de George, resolveram apelar para a corte suprema e garantir o direito constitucional de acesso igualitário à educação.

Referências:

https://www.okhistory.org/historycenter/ush7.1.php

http://www.oudaily.com/news/george-mclaurin-the-life-and-legacy-of-the-first-black-student-at-ou/article_26a2dda0-2df2-11e7-a201-0f8757bddcc7.html

https://www.hughescountytribune.com/article/george-w-mclaurin-v-oklahoma-state-regents-1950

https://digitalcollections.library.gsu.edu/digital/collection/SKennedy/id/10554

Please follow and like us: