Não é novidade que líderes contemporâneos das mais variadas nacionalidades e dos mais variados tipos tiveram contato. Um desses exemplos foi a carta escrita e enviada por Gandhi ao ditador da Alemanha, Adolf Hitler.
Enquanto Hitler ascendia como um pilar do mal, Gandhi se destacava pelas manifestações pacifistas. O governante Germânico cogitou até usar Gandhi como propaganda, pois o advogado indiano afrontava o Reino Unido, um dos maiores inimigos do Terceiro Reich na época.
Por insistência de amigos e da opinião pública, o líder indiano resolveu escrever duas cartas para o ditador Alemão.O conteúdo das mensagens fazia um apelo para que Hitler evitasse uma guerra de proporções mundiais.
“Caro Amigo,
Amigos têm insistido que eu lhe escreva para o bem da humanidade. No entanto, eu tenho resistido ao pedido deles, porque sinto que qualquer carta vinda de mim seria importuna. Mas algo me diz que eu não devo hesitar e que devo fazer meu apelo, qualquer que seja seu valor.
Está claro que você, hoje, é a única pessoa no mundo que pode evitar uma guerra capaz de reduzir a humanidade ao seu estado mais selvagem. Você deve pagar o preço de algo, por mais valioso que pareça ser? Você ouvirá o apelo de alguém que, deliberadamente, deixou de lado os métodos de guerra e obteve um sucesso considerável? De qualquer forma, peço desculpas antecipadas, caso tenha errado em lhe escrever.
Continuo, O seu amigo sincero, M. K. Gandhi.”