Em 2009, uma onda deliciosa tomou conta das ruas de 6 estados brasileiros. A população passou a ver vendedores empurrando um carrinho e oferecendo a 50 centavos um iogurte cremoso congelado. O nome desse gostoso produto era “Icegurt” e tinha como principal estampa um urso polar.
A deliciosa mercadoria é produzida pela empresa colombiana multinacional “Quala” e chegou ao Brasil, no final de 2008, prometendo grandes investimentos. Era bem fácil montar uma franquia com o produto. Você só precisava investir 8 mil reais para a compra de alguns freezers e carrinhos e colocar um vendedor para trabalhar de porta em porta. O Icegurt era vendido a 50 centavos, um preço bem pequeno e que atingia as principais classes sociais a que ele era destinado. A empresa colombiana queria aproveitar a ascensão da classe C. E foi um sucesso. Todo mundo conhecia os símbolos e a qualidade do produto.
Após 4 anos de muito sucesso, os vendedores de Icegurt desapareceram. Fato que fez a galera da internet viajar em várias teorias da conspiração. Mas a verdade é que o sumiço da marca foi algo muito simples de entender.
A empresa colombiana estava levando muito prejuízo pelo país. O preço baixíssimo do produto fazia com que os revendedores tivessem que vender muito, muito mesmo, para conseguirem uma renda mínima. Ao final, o que chegava para a empresa eram poucos centavos do valor do produto. Algo em torno de 3 ou 4 centavos. Com o passar do tempo, ficou impossível ganhar dinheiro com a mercadoria. A empresa chegou a diminuir o tamanho do saquinho e a quantidade de peso para ver se conseguia faturar mais. Porém, não deu certo. Então, do dia para a noite, a “Quala” rompeu o contrato com fabricantes e revendedores brasileiros e o Icegurt sumiu do mercado nacional, virando apenas uma bela lembrança em nossa memória afetiva.