Momento da conversão de Peixeira, no filme “Carandiru”, de 2003.
Peixeira, interpretado pelo ator Milhem Cortaz, é um matador sanguinário, conhecido na prisão por assinar diversos artigos 121 (homicídio). O importante personagem abre o grande filme de Hector Babenco. Já nos primeiros minutos de projeção, conhecemos Peixeira, ele está em um entrevero com outro detento, o Lula, o qual descobriu que o assassino tirou a vida de seu pai. Frio, e sem esboçar nervosismo, Peixeira explica ao garoto com sede de vingança que ele só matou seu pai porque a mãe de Lula pediu.
Nesse momento, entendemos que Peixeira é do mundo do crime, que é um experiente detento e que já conhece os meandros e regras do cárcere.
Por ser a figura mais criminosa de todo o filme, Babenco constrói a caminhada de Peixeira até a conversão, desnudando, durante essa trajetória, a importância das igrejas evangélicas na recuperação de criminosos. A ressocialização, que era função do estado, foi gradualmente se transferindo para os cultos religiosos, os quais passaram a dominar parte dos presídios.
No momento da conversão, cai uma forte chuva, o pastor, um ex-criminoso também convertido sabe como argumentar com Peixeira, sabe como atrair para os braços de Deus quem sempre esteve perto do diabo. O líder religioso faz questão de usar palavras que tiram a culpa do assassino e reafirmam, incessantemente, que Deus o ama e que o passado não importa mais.
Essa leitura de Babenco descreve muito bem a realidade dos presídios e a dinâmica de como os segmentos religiosos atuam na conversão de detentos no terrível dia a dia do cárcere brasileiro, oferecendo aos internos uma rede de proteção e acalentando a culpa que eles carregam, decorrente do cometimento de crimes no passado.
Acesse o link abaixo e se cadastre no Kindle, e tenha milhares de e-book na palma da sua mão
Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TUgiG
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/32TtM0z
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/32QsSBV